quarta-feira, 25 de março de 2009

«Just Before Darwin: the question of species during the 1850's»

Hoje, dia 25 de Março, às 18 horas no auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, uma conferência imperdível com o Professor Pietro Corsi da Universidade de Oxford: “Just Before Darwin: the question of species during the 1850's".

Professor Catedrático de Históra de Ciências na Universidade de Oxford, Pietro Corsi é dos maiores especialistas mundiais da história da Ciência e Tecnologia do séc. XVIII, e particularmente do período pré-Darwin. Entre dezenas de trabalhos académicos, Pietro Corsi foi também inovador na utilização da Internet como ferramenta de difusão dos documentos e legados históricos, tendo sido o autor e responsável científico pelos sites oficiais de biólogos eminentes desta época, mormente de Buffon (www.buffon.cnrs.fr/) ou de Lamarck (www.lamarck.cnrs.fr/).

A questão da espécie foi determinante em toda a discussão científica do séc. XVIII e por ela passaram grande número de influências sociais e culturais pós-iluministas, nomeadamente a visão religiosa, a revolução francesa, etc.. Entre os seus créditos mais firmados, está a sua grande capacidade de comunicação e de tornar simples e interessantes para o grande públicos as questões históricas que estiveram por detrás de algumas dos mais importantes avanços científicos desta altura, mormente de toda a revolução darwinista do séc. XIX. Um ângulo novo para cientistas, uma grande conferência para historiadores, uma visão fascinante dos contextos históricos em que a Ciência nasce para o público em geral. A não perder.

FOTO: «The Origin of Species» publicada por Darwin em 1859

Sem comentários: