quarta-feira, 4 de março de 2009

Proposta de classificação da Linha do Tua

Amanhã, dia 5 de Março, pelas 15:00h, terá lugar na Assembleia da República uma importante discussão sobre a classificação da Linha do Tua como património de interesse nacional. Por julgarmos importante esta proposta de classificação, a LAJB associa-se ao Movimento Cívico pela Linha do Tua (MCLT) na divulgação desta iniciativa do partido Os Verdes.

Movimento Cívico pela Linha do Tua
O Movimento Cívico pela Linha do Tua nasceu em Outubro de 2006, numa reunião em Coimbra de gente de várias zonas do país; a preocupação fundamental deste grupo era e continua a ser a situação débil, incerta e preocupante em que se encontra o transporte ferroviário na região de Trás-os-Montes, particularmente a Linha do Tua. Esta reunião foi precipitada pelo anúncio, por parte do governo, de que aquele troço de ferrovia nordestina seria encerrado.

Por se tratar de uma linha amplamente conhecida e que desperta até o interesse internacional, viver e divulgar a Linha do Tua e o seu potencial desaproveitado é a nossa missão.

-Promover acontecimentos geradores de interesse na Linha e em actividades relacionadas, por se tratar de um recurso gerador do desenvolvimento regional, porque estruturante, e também por isso um meio de inverter fenómenos de desertificação;
- Defender a classificação do património e paisagem;
- Cultivar opções sustentáveis de transporte, pelo respeito das gerações vindouras.

http://www.linhadotua.net/

FOTO: A Linha do Tua em Abreiro no dia 1 de Julho de 1976

Sem comentários: