terça-feira, 30 de março de 2010
segunda-feira, 29 de março de 2010
domingo, 28 de março de 2010
Peradeniya Botanic Gardens - I
sexta-feira, 26 de março de 2010
Associação Árvores de Portugal - Dar mais força a quem defende as árvores
É com enorme satisfação que vimos informá-lo que a Associação Árvores de Portugal está, finalmente, a aceitar sócios. Tratadas que estão todas questões legais e burocráticas, podemos agora convidar todas as pessoas que se interessam e se preocupam com as árvores e bosques do nosso país a integrarem a nossa associação. Se pretende fazer algo pelas nossas árvores e está farto de palavras, passe à acção! Inscreva-se!
Mais do que pedir a sua contribuição para que possamos financiar os vários projectos que estamos a planear e a implementar, pretendemos também a sua colaboração na informação de situações que envolvam as nossas árvores. Somos poucos e não podemos estar ao corrente do que se passa com este nosso património, pelo que contamos com os nossos associados para nos ajudarem a estarmos informados, em tempo útil, de tudo o que seja importante para a divulgação e preservação da Árvore em Portugal.
Para saber mais sobre este convite que agora lhe fazemos, poderá consultar este texto http://www.arvoresdeportugal.net/2010/02/pelas-arvores-de-portugal/ da nossa página.
Se pretende auxiliar e juntar-se a este projecto, poderá inscrever-se nesta ligação http://www.arvoresdeportugal.net/about-2/tornar-se-socio/ da nossa página.
No que refere a quotas, optámos por cobrar uma quota única, a pagar no acto de inscrição, no valor que escolher de entre as possibilidades disponibilizadas, não tendo o sócio qualquer encargo posterior relativo a quotas.
Caso queira levar mais além a sua ajuda, poderá então escolher um ou mais dos projectos que iremos orçamentar individualmente e decidir o montante com que pretende contribuir. A Árvores de Portugal responsabiliza-se por dar conta, aos seus sócios e contribuidores, da aplicação destes fundos.
Obrigado pela sua colaboração.
Atenciosamente,
Associação ÁRVORES DE PORTUGAL
quarta-feira, 24 de março de 2010
Lisboa quer ter mais 20 por cento de biodiversidade até 2020
terça-feira, 23 de março de 2010
ALMOÇOS COM HISTÓRIA NATURAL
segunda-feira, 22 de março de 2010
Férias no Museu: Vamos viver a diversidade!
quinta-feira, 18 de março de 2010
Limpar Portugal: é já no sábado!
O Presidente da República, Cavaco Silva, a ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, e ainda militares de dois regimentos do Exército Português contam-se entre milhares de voluntários que, no próximo sábado, dia 20, apoiam a iniciativa ‘Limpar Portugal’, espécie de bola de neve de participação cívica em torno de um objectivo ambiental. Já são muitos os inscritos para a limpeza, e espera-se que o número ascenda a cem mil.
segunda-feira, 15 de março de 2010
Comemorar o Dia Mundial da Floresta, da Árvore e da Poesia no Jardim Botânico!
Música pela Orquestra da Academia de Música e Dança do Fundão
sexta-feira, 12 de março de 2010
Jardim Botânico na SIC K
quarta-feira, 10 de março de 2010
«A Árvore do Centenário» da República
segunda-feira, 8 de março de 2010
LAJB pede classificação de Dragoeiro
domingo, 7 de março de 2010
Lisboa, «ódio ao vegetal»
(Charles Baudelaire, O spleen de Paris)
quinta-feira, 4 de março de 2010
Bambú Gigante da Birmânia
Neste antigo postal do início do séc. XX podemos ver um belo exemplar do bambú gigante, Dendrocalamus gigantius, no famoso Jardim Botânico de Peradeniya em Kandy no Sri Lanka. Existem mais de 1600 espécies identificadas no mundo mas o bambú gigante da Birmânia é o maior de todos. Esta espécie pode atingir uma altura de 40 metros e 20-25 cm de diâmetro. Os novos rebentos crescem uma média de 30cm por dia e em três meses podem subir a uma altura de 30 metros. Em média, um maciço de bambús tem uma biomassa de 10 mil kg. As utilizações do bambú são inúmeras desde a indústria do papel ao mobiliário e arquitectura. O bambú gigante foi introduzido no Sri Lanka em 1856. Em 1906 cinco jovens exemplares foram plantados no Jardim Botânico de Peradeniya. Nota: para ter uma ideia da escala do bambú gigante, reparar na presença de duas pessoas na imagem!