terça-feira, 8 de setembro de 2009

Seis anos do Serviço de Extensão Pedagógica do Jardim Botânico



O Serviço de Extensão Pedagógica (SEP) do Jardim Botânico foi fundado em Setembro de 2003 com o intuito de organizar propostas extra-curriculares no âmbito da educação para a sustentabilidade, dar relevo às questões relacionadas com a conservação da biodiversidade e garantir a divulgação destas temáticas junto de todos. As acções pedagógicas e de divulgação da ciência desde então programadas e realizadas são destinadas a grupos escolares, a famílias e ao público em geral.

Objectivos
Dinamizar o Jardim Botânico do Museu Nacional de História Natural e a sua envolvente institucional.

Sensibilizar e motivar a população escolar, educadores, professores e famílias, à participação activa dentro do espaço Museológico e área envolvente.

Complementar e consolidar a aprendizagem de conceitos e práticas no âmbito da educação para a sustentabilidade no sentido da conservação dos recursos e da biodiversidade.

Valorizar e divulgar o património natural, através de acções de formação, cursos de curta duração e actividades pedagógicas, dirigidas ao público em geral.

Proporcionar um atendimento personalizado aos públicos do MNHN.

Proporcionar formação contínua, na área da Museologia e da Pedagogia, aos funcionários da instituição.

A Equipa
O Serviço de Extensão Pedagógica do Jardim Botânico – MNHN é constituída pelas biólogas Alexandra Escudeiro (coordenadora), Maria Teresa Antunes que é também curadora do Jardim e por Ana Raquel Barata. Na execução do seu plano de actividades conta com a preciosa colaboração de guias e monitores do Jardim Botânico e com a muito agradecida e essencial ajuda dos voluntários.

FOTOS: Aprender a fazer um Herbário de folhas do Jardim

Sem comentários: