sexta-feira, 11 de novembro de 2011

133º aniversário do Jardim Botânico: sem festa mas com muitos amigos

No ano em que o Jardim celebra 133 anos, não podemos, infelizmente, festejar alegremente o seu aniversário. Porque o Jardim nunca esteve tão degradado como o vemos hoje. E porque a sua salvaguarda nunca esteve tão ameaçada como está actualmente pelo Plano de Pormenor do Parque Mayer. Se dúvidas havia, bastou o sofrimento que todos passámos ao vermos, incrédulos, o incêndio do passado dia 5 de Outubro que destruiu parcialmente um canteiro do Arboreto.

Já todos sabem que o Jardim Botânico de Lisboa está doente. Porque não tem um corpo de jardineiros profissionais. Porque não tem estufas de exibição ou de investigação. Porque não tem cafetaria, restaurante ou sequer loja. Porque não tem água suficiente. Porque não é sustentável. O Jardim está quase abandonado, demasiado perto de deixar de ser Botânico. O Jardim está em agonia. E nós, Liga dos Amigos do Jardim Botânico, sofremos com o sofrimento do nosso Jardim.

Mas o Jardim Botânico nunca esteve rodeado de tantos amigos como em 2011. Tem 14 organizações não governamentais portuguesas unidas para defender a sua missão e o seu futuro. O seu destino foi levado a debate na Assembleia da República por vontade de mais de 5 mil cidadãos. E o Jardim Botânico de Lisboa recebeu a atenção da comunidade internacional ao ser seleccionado pela World Monuments Fund para o WATCH de 2012. O Jardim voltou a estar no centro da reflexão sobre o futuro que queremos para a nossa cidade!

Saberão os nossos governantes estar à altura das regras da boa governação e ouvir os cidadãos do país e do mundo?

Feliz Aniversário Jardim Botânico de Lisboa.

Foto: Araucaria columnaris no Arboreto, um dos monumentos vivos do Jardim Botânico

3 comentários:

Anónimo disse...

Venho informar que a exposicao: " Plantas do tempo do Dinossaurios" ja esta aberta... mas que raio de "amigos" sao voces????

Antonio Lopes ( Sintra) disse...

O jardim nunca esteve tao degradado??? E a Liga, visto que tem conhecimentos tecnicos para qualificar o pessoal do jardim, contribui em que??? Exposicao mediatica excessiva?? Sede de protagonismo?? Eu ja fui 2 vezes ao jardim para poder contribuir para a liga adoptando uma arvore e nunca esta ninguem la e nem sequer tem horario pre- definido sobre os dias em que nos podemos deslocar a mesma e termos alguem para nos receber. Gostava de saber se alguem da liga vai realizar trabalhos de limpeza para o jardim ou outros trabalhos com regularidade e nao so nos jornais e afins...

Angelica disse...

Eu gosto do grupo de amigos do Jardim Botânico de Lisboa, porque eles se preocupam com o espaço público e do ambiente. Acho que o nosso botânico reviver faltando, não seria mal ter uma loja, um bar e alguns restaurantes em jardins que são muito bonitos!