segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Jardim Botânico no WATCH 2012: UMA HONROSA DISTINÇÃO E UMA SÉRIA AMEAÇA

UMA HONROSA DISTINÇÃO E UMA SÉRIA AMEAÇA

O Jardim Botânico da Universidade de Lisboa (vulgo Jardim da Escola Politécnica) acaba de ser selecionado para a WORLD MONUMENTS WATCH, a mais importante organização privada, sem fins lucrativos, dedicada à preservação de lugares da herança cultural de todo o mundo. Através da sua lista bienal, a WMF chama a atenção internacional para os perigos que ameaçam os lugares com grande significado histórico, artístico e arquitetónico. A presença nesta lista estimula autoridades locais e comunidades a tomarem um papel ativo na proteção do seu património cultural e, quando necessário, ajuda também a angariar fundos para a sua salvaguarda. Os monumentos são selecionados, de entre as várias candidaturas apresentadas, por um painel de peritos mundiais, incluindo representantes da UNESCO e do ICOMOS.

Na oportunidade desta honrosa distinção, a direção da Liga dos Amigos do Jardim Botânico (LAJB) alerta para a séria ameaça que continua a pairar sobre o mesmo. Na realidade, o futuro do Jardim afigura-se mais do que nunca sombrio face ao Plano de Pormenor do Parque Mayer, propondo mais de 25 mil m2 de nova construção nos logradouros e outras parcelas de terreno em plena zona de proteção. De acordo com um comunicado difundido pela direção da LAJB, «este projeto municipal, embora iniciado com o objetivo de reabilitar o Jardim e o seu bairro, terá impactos negativos que ultrapassam em muito as imaginadas vantagens a curto prazo: alteração radical da envolvente urbana histórica do Jardim, parcelas de terreno ilegalmente impermeabilizadas no passado serão premiadas com a sua legalização, a cerca pombalina do jardim ficará obstruída com duas novas frentes urbanas de 1 a 3 pisos.»

A direção da LAJB destaca igualmente a «crónica falta de funcionários e uma grave falta de manutenção ameaçando há muitas décadas a sobrevivência e integridade do Jardim Botânico de Lisboa – como demonstrado recentemente pelo incêndio do dia 5 de Outubro.» Os nossos leitores que desejem obter informações mais detalhadas sobre estas matérias poderão aceder ao blogue: http://amigosdobotanico.blogspot.com/

Gratos pelo vosso interesse

CASAL DAS LETRAS

Sem comentários: