quinta-feira, 10 de março de 2011

«CEM LOCAIS»: a UL em LX

Arranca este fim de semana o programa CEM LOCAIS, mais uma iniciativa integrada nas comemorações do Centenário da Universidade de Lisboa.

Os CEM LOCAIS pretende dar a conhecer as marcas deixadas pela Universidade na cidade de Lisboa. São 24 passeios, conduzidos por cerca de 150 convidados, que se realizam durante os fins de semana de Março, Abril e Maio de 2011.

Os passeios incluem as Faculdades, Institutos, Laboratórios, Observatórios e Museus da Universidade hoje, mas também os locais onde a Universidade esteve no pasado, como Alfama, os Hospitais de Santa Marta e São José, o Instituto de Medicina Legal, a Academia das Ciências, o Museu Nacional de Arqueologia, o Instituto Gama Pinto, o Instituto Bento da Rocha Cabral e o Instituto Português de Oncologia, entre outros. Outros passeios incluem ainda novos projectos da Universidade para a cidade, como o Caleidoscópio no Jardim do Campo Grande ou os Museus da Politécnica.

Quase todos os locais são desconhecidos do grande público e de acessoreservado. Porém, encontram-se recheados de memórias, histórias, vidas,investigação, colecções e património.É uma oportunidade única para ficar a conhecer os mais importanteslocais das artes, ciências e humanidades na cidade de Lisboa.

ESTE FIM DE SEMANA:

Passeio 1
REITORIA
12 de Março, 15 h
Com: António Nóvoa, Maria João Neto (FLUL) e João Paulo Martins (FA-UTL).

Passeio 2
Faculdade de Ciências Médicas (UNL) e Instituto Bacteriológico de Câmara Pestana
13 de Março, 15 h
Com: Madalena Esperança Pina (FCM-UNL) e José Pedro Sousa Dias (FFUL).

Os passeios são gratuitos, mas as inscrições são limitadas.


Foto: MNHN, Sala Portugal (fotógrafo Bobone, Arquivo CML)

Sem comentários: