Os exemplares de Lagunaria patersonii estão em floração!
No Jardim Botânico podem ser vistos na Classe (em 1b e 14) e no arboreto, junto ao lago do meio, (no 20A). Convidamos todos a vir conhecer e apreciar este espectáculo da natureza.
Nome: Lagunaria patersonii (Andr.) G. Don
Família: Malvaceae
A Lagunaria patersonii é uma árvore de folha perene originária da Austrália, mais precisamente da Ilha de Norfolk e de Queensland. De tamanho médio e de crescimento lento, a Lagunaria pode atingir entre 10 a 15 metros de altura. De belo porte, destaca-se pela sua folhagem de cor glauca. As folhas são inteiras, de forma oval e com 7,5 / 10 cm de comprimento. No periodo da floração, que ocorre no final da Primavera / início do Verão, a copa cobre-se de atraentes flores solitárias cor-de-rosa com 5 pétalas.
O clima de Lisboa e Sul de Portugal é adequado para a Lagunaria: gosta de sol e é tolerante à seca. Gostariamos de ver esta árvore a ser usada como árvore de alinhamento nos arruamentos da capital. Para o clima do norte de Portugal é um pouco delicada pois sofre com as geadas.
Derivação do nome do género/espécie: Andrea Laguna (1494-1560), botânico espanhol / William Patterson (1755-1810), naturalista inglês.
Sem comentários:
Enviar um comentário