terça-feira, 24 de junho de 2008

EM FLORAÇÃO: Brachychiton acerifolius



Árvore em chamas? É assim que poderiamos talvez descrever a Brachychiton acerifolius actualmente em floração no Jardim Botânico (na Classe, junto das Estufas). A Brachychiton é um género com mais de 30 espécies, a maioria dos quais nativas das zonas tropicais da Austrália. A B. acerifolius é a mais cultivada devido à sua espectacular floração. No seu habitat natural pode atingir entre os 30 a 35 metros de altura mas quando cultivada em zonas temperadas ou mais frescas apresenta menor desenvolvimento. As folhas têm cerca de 25 cm de comprimento e a floração ocorre no início do Verão, antes da folhagem. As flores vermelhas, em forma de sino, surgem em cachos nas extremidades dos ramos e são depois seguidas por cápsulas contendo muitas sementes.
O seu nome vulgar na Austrália, Flame Tree, traduz muito bem a espectacular copa revestida de um vermelho vivo. É, justamente, considerada uma das mais espectaculares árvores australianas.

Nome: Brachychiton acerifolius (A. Cunn.) F. v. Muell.
Família: Sterculiaceae

Derivação do nome do género/espécie: brachychiton, de brachys, palavra grega para túnica, em referência ao revestimento das sementes / acerifolius, porque a folhagem lembra a do Ácer.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá! Tenho uma Flame Tree no meu jardim. Semeámo-la há 8 oito anos e já tem uma altura significativa. No enetanto, nunca floresceu. Aqui na região exitem várias destas árvores as quais têm florescido. Por que razão a minha nunca floresceu? Desde já agradeço a atenção que possam dispensar a este assunto. helena melo camboia

Helder disse...

Gostria de plantas algumas no meu terreno. Sabe dizer onde posso encontrar/adquirir?

Cumprimentos
helder Rodrigues