quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O nosso Bairro: Rua Rosa Araújo 49


Este raro imóvel Arte Nova de Lisboa, datado de 1905, e uma das últimas obras do famoso arquitecto italiano Nicola Bigaglia (morreu em 1908) teve o seu interior integralmente demolido durante o verão.

Apesar de nunca ter sido colocado o "Aviso" na fachada, como a lei obriga, sabemos que deu entrada a 9 de Abril de 2007 um "pedido de ampliação". Afinal a "ampliação" queria dizer a demolição integral do miolo do edifício para não só aumentar a cércea mas também para abrir as habituais caves de estacionamento. Pela análise de outras obras de Nicola Bigaglia, os interiores deste arquitecto são sempre de grande qualidade e com certeza estes não seriam excepção. Não percebemos porque razão os técnicos da CML aprovam a demolição de obras com interiores notáveis e recuperáveis. O proprietário deste prédio é o BES e o autor do projecto é o Atelier Aires Mateus.

Este imóvel tinha ainda a particularidade de ter sido alvo, em 1943, de um projecto de alterações (entrada, por exemplo) do não menos notável arquitecto Luís Cristino da Silva.

Concluíndo, este era um imóvel a preservar na sua integridade patrimonial.

A LAJB lamenta mais este mau exemplo de delapidação do património cultural do antigo Bairro Barata Salgueiro. Lisboa ficou mais pobre.

2 comentários:

Anónimo disse...

Quem é dono do prédio é que sabe que destino é que lhe dá. Quem paga taxas e impostos sobre o prédio tem todo o direito de lhe fazer o que quer.

Ressabiados!

Anónimo disse...

Tem a certeza do que diz? A sua afirmativa apenas denuncia que não faz ideia alguma dos regulamentos municipais de gestao urbana, para além de ignorar também as leis do patrimonio cultural. Santa ignorancia! Ainda não vivemos numa anarquia por mais que isso convenha aos especuladores imobiliários.