domingo, 31 de agosto de 2008

HORTA NA ESCOLA: um exemplo do Porto

De modo a promover a redução de resíduos, a cidadania e a qualidade de vida nas escolas, a Lipor (Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto) iniciou em 2004 um projecto intitulado 'Horta na Escola'.

Com este projecto a Lipor pretende ajudar as escolas a instalar uma pequena horta na sua envolvente, para que os alunos, funcionários e professores possam desfrutar dos produtos que aí cultivarem.

Numa fase preparatória foi solicitádo o preenchimento e envio de um pequeno inquérito, de modo a se poder avaliar o que existia nas escolas, quais as suas necessidades e qual o interesse em desenvolver o projecto.

Em Novembro de 2004, deu-se o início às actividades nas escolas.

A 1ª sessão é uma visita à Horta da Formiga - Centro de Compostagem Caseira, um espaço criado pela Lipor para educar e sensibilizar os cidadãos, em especial a população escolar. Permite demonstrar o que é a compostagem, quais as suas vantagens e diferentes usos (tem uma horta e um pomar biológicos com espécies cuidadosamente seleccionadas, onde é utilizado o composto produzido).

A 2ª sessão é dedicada à compostagem caseira (como separar os resíduos orgânicos, como encher o compostor e como manter o compostor a funcionar).

A 3ª sessão destina-se à horta (o que semear, plantar, que utensílios usar, como utilizar o composto e como manter a horta durante o ano respeitando sempre os métodos de produção biológica).

A 4ª sessão é no final do ano lectivo, para verificar se está tudo a correr conforme previsto.

Já aderiram ao projecto 36 escolas da região do Grande Porto. A utilização do composto como fertilizante no cultivo de alimentos para consumo pessoal é uma maneira simples e directa de nos ligar com a terra e ao mesmo tempo contribui para a diminuição de resíduos orgânicos a enviar para tratamento, que correspondem a 40% do nosso saco do lixo doméstico. Para mais informações sobre o projecto visite: http://www.hortadaformiga.com/

FOTO: jovem figueira, Ficus carica, uma das árvores a crescer na 'Horta na Escola'.

Sem comentários: