quinta-feira, 30 de julho de 2009

Jardim Botânico de Singapura: «connecting plants and people»

Ao longo dos seus 150 anos de história, o Singapore Botanic Gardens (SBG) desempenhou um papel muito importante no desenvolvimento cultural, social e económico de Singapura.

Embora o jardim continue leal aos seus princípios fundadores, isto é, uma instituição para pesquisa e educação botânica, também se transformou num espaço cívico muito amado pelos cidadãos assim como uma das maiores atracções turísticas de Singapura.

Recentemente a Time Magazine escolheu o Jardim Botânico de Singapura para a categoria "Best Urban Jungle" na Ásia. E no guia Michelin este belo jardim aparece com a classificação máxima de 3 estrelas.

Seguindo aquela que é a missão principal da instituição, «connecting plants and people», foi desenvolvido um programa especial de actividades a propósito dos 150 anos.

O programa oficial das comemorações começou no passado dia 3 de Abril com uma cerimónia de plantação simultânea de uma árvore no Singapore Botanic Gardens e no Kew Royal Botanic Gardens, em Londres, que celebra este ano 250 anos de vida! Ainda no mesmo dia foi lançado o livro comemorativo "Gardens of Perpetual Summer".

Não há dúvida que o Jardim Botânico de Lisboa podia aprender com este exemplo de sucesso da Ásia.

Para saber mais sobre as celebrações dos 150 anos do Jardim Botânico de Singapura, consulte o programa em http://www.sbg.org.sg/SBG150thAnnEvents-Brochure.pdf

FOTO: Jovem exemplar da famosa Lodoicea maldivica.

1 comentário:

fernanda disse...

`verdade. Este jardim é lindíssimo com imensa variedade de plantas e muito bem tratado.
Gostei de tudo, até das esculturas em arame de um artista singapurense cego, e outras obras de arte. E dos cactos...