segunda-feira, 14 de julho de 2008

O CARRO DO LIXO JÁ NÃO VAI A KAMIKATSU

O carro do lixo já não vai a Kamikatsu, um município na ilha de Shikoku no sul do Japão. As autoridades locais decidiram ser "Zero Waste". Os cidadãos têm de fazer a compostagem de todos os desperdícios de comida e separar todo o lixo em 34 contentores diferentes localizados no Centro de Reciclagem "Zero Waste". O governo local já não faz a convencional recolha de lixo porta a porta desde Setembro de 2003, data do início do projecto. Esta decisão em fazer de Shikoku uma comunidade "Zero Waste" é justificada como sendo uma solução mais amiga do ambiente e mais barata do que a opção de construir um incinerador ou um aterro sanitário. Desta forma os cidadãos tornam-se também mais conscientes da quantidade de lixo que produzem. A 16 de Junho de 2008 o Ministério do Ambiente do Japão seleccionou o caso pioneiro de Kamikatsu como um "projecto de reciclagem exemplar para a Economia e o Ambiente". Este modelo de desenvolvimento comunitário para uma boa gestão dos desperdícios será implementado noutros municípios do Japão.

Será isto o futuro? A resolução dos desperdícios criados pelo Homem terá de passar necessariamente pela responsabilização de quem os produz. No Jardim Botânico já existem vários locais de compostagem mas no futuro será recuperado o antigo poço de compostagem.

A notável história de Kamikatsu despertou atenção mundial depois de uma reportagem da BBC transmitida no passado dia 12 de Julho:
http://news.bbc.co.uk/2/hi/science/nature/7499954.stm

FOTO: os famosos terraços para o cultivo de arroz em Kamikatsu (Fonte: www.utsukushii-mura.jp)

3 comentários:

Gi disse...

34 contentores diferentes??? E eles vão nisso???

Amigos do Jardim Botânico disse...

Sim, embora com descontentamento de alguns. Mas basta ver a reportagem da BBC (link no final do post) para perceber que já existe um entendimento bastante desenvolvido da questão dos resíduos. A culturas diferentes correspondem atitudes diferentes face ao Ambiente. Em países como o Japão, onde se venera a Natureza, é mais fácil levar os cidadãos a assumir total responsabilidade pelos seus desperdícios. Mas afinal, se actualmnete o Homem produz 34 variedades de lixo diferente (vários tipos de plástico, metal, etc) é apenas natural que a resposta seja: 34 contentores de lixo. Talvez este facto nos leve a reflectir sobre se precisamos de tantas variedades de plástico, metal, etc. Parece lógico que no futuro se opte por simplificar e reduzir os materiais para criar os nossos objectos.

Gi disse...

Simplificar as embalagens parece-me boa ideia.
34!!! :-(