quinta-feira, 3 de julho de 2014

Operação Palmeiras: Informação aos associados
















Posicionamento do tubo para tratamentos no topo da palmeira















Duas palmeiras mortas para abate















Informação aos associados da LAJB

Entre os dias 5 e 19 de Maio decorreu no Jardim Botânico a “Operação Palmeiras”, com o objectivo de tentar recuperar palmeiras infectadas pelo escaravelho ­da palmeira e continuar a proteger as que ainda não estão infectadas.  

A intervenção necessitou de uma plataforma elevatória de 23 metros e de um técnico ( contratado ) para a limpeza das palmeiras.  Esta limpeza teve três objectivos:   

a) ­ Verificar a presença do escaravelho e retirar as larvas e casulos dos exemplares infectados;  

b) – Reposicionar os tubos que transportam o tratamento até ao topo da palmeira e;  

c) – limpar o caule de todos os exemplares intervencionados dos restos de folhas velhas para permitir a escalada destes exemplares.   

Foram intervencionadas 18 palmeiras, das quais 4 estão mortas ( ver imagens em anexo ), tendo sido limpos os caules para mais tarde poderem ser abatidas ( por escalador ); 4 estavam infectadas pelo escaravelho, pelo que foram podadas, os tubos foram recolocados numa posição mais favorável para o tratamento e foram limpos os caules. Nas restantes, reposicionaram­-se os tubos e limparam­-se os caules. Uma vez que o crescimento das folhas altera a posição dos tubos, a posição destes deve ser corrigida a cada cerca de seis meses, para garantir a chegada do tratamento ao topo da palmeira.  

O custo total da operação foi de € 4000 (quatro mil euros) valor este comparticipado pela LAJB. 

Esta foi a segunda vez que a LAJB colaborou com a Direcção do Jardim Botânico patrocinando tratamentos preventivos e curativos da nossa rica colecção de palmeiras.  

Saudações Botânicas,  

A Direcção da LAJ

Sem comentários: