segunda-feira, 21 de maio de 2012

A LAJB no Convento dos Capuchos em Sintra






Após uma pausa para almoço, a visita da LAJB seguiu para o Convento de Santa Cruz da Serra de Sintra, também conhecido como Convento dos Capuchos ou Convento da Cortiça. Este lugar mágico foi erguido em 1560. Notável pela extrema simplicidade da sua construção, mas de complexa espiritualidade, materializa de forma poética o ideal de fraternidade e irmandade universal dos frades franciscanos que a habitaram até 1834, data da extinção das ordens religiosas em Portugal.

O restauro deste imóvel (classificado de Interesse Público) está ainda em fase de estudo. Fazemos votos para que a intervenção respeite a poética simplicidade que ainda lá está, e que não se caia na tentação de introduzir, em demasia, todas aquelas infraestuturas dos nossos dias. Por exemplo, será mesmo essencial electrificar os interiores? Iluminar os interiores com focos, por mais discretos que sejam, não irá destruir, por banalização, a experiência forte e intensa que os espaços nos proporcionam actualmente? Será benéfico ou nefasto para a comunicação singular que o monumento deve estabelecer com o visitante? Porque nos parece que qualquer simples interruptor, lâmpada ou torneira serão inevitavelmente intrusivos num espaço tão puro e arcaico como este.

Também esta visita foi guiada pela Susana Morais e Nuno Oliveira da Parques de Sintra. Para mais informações consultar o www.parquesdesintra.pt

Sem comentários: