segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Centenário da UL: 100 Lições

Sala de conferências da Reitoria da Universidade de Lisboa
18h – 20h
Programação 100 Lições: 28 Fevereiro a 4 Março

Seg. 28 Fevereiro

Lição 38 - João Pinharanda

Tema: Arte depois da Revolução: “Os Anos 80”Historiador e crítico de arte. N. Moçambique, 1957. Antigo aluno de História na Faculdade de Letras da UL. Professor (UAL), consultor (F. EDP) e director (Museu de Arte Contemporânea de Elvas) artístico. Organizador de numerosas exposições.

Lição 39 - Fernando Catarino

Tema: 100 Flores para o Centenário. Biólogo. N. Vila Nova de Ourém, 1932. Antigo aluno da Faculdade de Ciências da UL, onde chegou a professor catedrático. Foi director do Jardim Botânico da Universidade de Lisboa durante duas décadas.

Ter. 1 Março

Lição 40 - Isabel Alçada. Tema: Leitura e EducaçãoProfessora e autora. N. Lisboa, 1950. Antiga aluna de Filosofia na F. Letras da UL. Autora, com Ana Maria Magalhães, da série de livros juvenis “Uma aventura”. Professora da Escola Sup. Educação do IPL. Actual Ministra da Educação.

Lição 41 - João Barroso Soares. Tema: A memória pessoal que guardo dos meus anos de UniversidadeAdvogado e político. N. 1949, Lisboa. Antigo aluno da F. Direito da UL. Deputado (AR e PE). Foi presidente da Câmara Municipal de Lisboa (1995-2002).

Qua. 2 Março

Lição 42 - Francisco Pinto Balsemão. Tema: Segurança e Liberdade. Empresário. N. 1937. Antigo aluno da F. Direito da UL. Como político, pertenceu à Ala Liberal na Assembleia Nacional nos finais do Estado Novo, foi fundador do actual PSD, deputado e primeiro-ministro. Presidente da Impresa, grupo que detém, entre outros, a SIC, o Expresso e a Visão.

Lição 43 - Miguel Real. Tema: O Romance Português no Século XXI. Pseudónimo literário de Luís Martins. Escritor, ensaísta e professor de filosofia.. N. 1953. Antigo aluno de Filosofia pela Faculdade de Letras da UL. É, actualmente, colaborador do Jornal de Letras, Artes e Ideias onde faz crítica literária.

Qui. 3 Março

Lição 44 - Vasco Vieira de Almeida. Tema: Cidadania e AdvocaciaAdvogado. N. Lisboa, 1932. Antigo aluno da F. Direito da UL. Iniciou a actividade na banca. Foi Ministro da Coordenação Económica no I Governo Provisório (1974) e exerceu funções como representante do Governo (1975-76). Fundou a Vieira de Almeida & Assoc.

Lição 45 - Maria Filomena Mónica. Tema: Segurança e Liberdade. Socióloga. N. Lisboa, 1943. Antiga aluna de Filosofia da F. Letras da UL, doutorada em Sociologia pela Universidade de Oxford. Investigadora-coordenadora emerita do Instituto de Ciências Sociais da UL. Autora de vasta obra sobre temas oitocentistas.

Sex. 4 Março

Ciclo de Palestras “Ciência em Português”- Susana Serrazina. Investigadora do Centro de Biodiversidade, Genómica Integrativa e Funcional, FCUL: “Como respondem as plantas ao stress?” com a presença de Maria Salomé Pais Telles Antunes, do Departamento de Biologia Vegetal da Faculdade de Ciências da UL

Sem comentários: