terça-feira, 11 de setembro de 2012

No Jardim Botânico de Zurique - HANS SCHINZ: «O Homem Tem de Coleccionar Tudo»








Antigo Jardim Botânico de Zurique - Museu de Etnologia - Exposição: «O Homem Tem de Coleccionar Tudo - O Botânico Hans Schinz de Zurique e a sua Colecção Etnografica do Sudoeste de África».

Jardim Botânico de Zurique, fundado em 1837 e pertencente ainda hoje à Universidade de Zurique, está sediado o Museu de Etnologia. Desde o dia 1 de Junho deste ano que está patente uma exposição dedicada ao botânico suiço Hans Schinz, mais precisamente à coleção por ele recolhida no Sudoeste de África.
Poucos anos após a abertura do Jardim Botânico de Zurique, Hans Schinz fundou o primeiro Museu Botânico, sendo ele o primeiro Director da instituição. Com a inauguração, em 1979, de um novo Jardim Botânico, o antigo edifício do Museu Botânico passou a albergar o Museu de Etnologia da Universidade de Zurique. Por ocasião dos 175 anos do antigo Jardim Botânico foi decidido apresentar esta mostra da colecção de Hans Schinz.

No início da sua carreira, de 1884 a 1887, Hans Scinz participou em várias expedições científicas ao sul do continente africano, nomeadamente à actual Namíbía. A procura de plantas com interesse económico era uma das missões das viagens. Mas para além de documentar, e recolher, de forma quase obsessiva, o mundo Botânico, Schinz também fez levantamentos na área da zoologia, etnografia e antropologia. Coleccionar era uma actividade irresistível para este homem de ciência: Hans Schinz acabou por transportar para Zurique mais de 200 objectos etnograficos de África. 

A Universidade de Zurique, com a ajuda dos seus estudantes, criou assim esta exposição «MAN MUSS EBEN ALLES SAMMELN» (O Homem Tem de Coleccionar Tudo). Esta prática do colecionismo no século XIX é apresentada de forma crítica nesta exposição do património etnográfico de Hans Schinz. Numa carta dirigida á sua mãe, Schinz escreveu que desejava colecionar «tudo». Mas o que era «tudo» para Hans Schinz? E como é que Schinz colecionou «tudo»? E é possível, e aceitável, colecionar «tudo»? Esta exposição, e o respectivo catálogo publicado, analisam também estas questões. A exposição estará patente até ao dia 3 de Março de 2013. 

Para mais informações consultar: www.musethno.uzh.ch



1 comentário:

Patrícia disse...

Aqui fica o convite http://donadearte.blogspot.com Beijos :)