quarta-feira, 14 de abril de 2010

Carta da LAJB ao Grémio Literário


Exmo. Sr. Presidente do Grémio Literário

Dr. José do Egipto da Silva Macedo e Cunha

Assunto: Corte dos Plátanos no Jardim do Grémio Literário

A Liga dos Amigos do Jardim Botânico (LAJB) da Universidade de Lisboa vem por este meio manifestar a sua preocupação pelo modo como foram tratadas duas árvores no Jardim do Grémio Literário na Rua Ivens.

Na manhã do dia 13 de Abril assistimos à destruição das copas de dois Plátanos. O corte foi incorrecto porque privou a árvore de todos os ramos que estavam já cobertos de folhas (ver levantamento fotográfico). Mesmo se houvesse uma necessidade, sempre pontual, de poda, a Primavera não é a estação do ano indicada para o fazer. A intervenção realizada nos dois Plátanos evidência uma preocupante falta de conhecimentos na área da Arboricultura.

Esperavamos, de uma notável instituição como o Grémio Literário, maior profissionalismo na gestão de um espaço verde da autoria do Prof. Arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles.

Um dos objectivos da LAJB é colaborar com o Jardim Botânico estimulando o interesse pela cultura botânica assim como chamar atenção para o papel vital das árvores na melhoria do Ambiente Urbano.

Assim, gostariamos de oferecer a nossa colaboração para que no futuro as intervenções no Jardim do Grémio Literário sejam orientadas por boas práticas. Para já, é muito importante reflectir sobre o futuro dos dois Plátanos que foram severamente mutilados. Muito obrigado.

Com os nossos melhores cumprimentos,

Liga dos Amigos do Jardim Botânico

1 comentário:

Sandra disse...

Triste fado nascer Árvore em Lisboa.