quarta-feira, 29 de abril de 2009

VISITA GUIADA: Mesquita de Lisboa

A Liga dos Amigos do Jardim Botânico (LAJB) promove regularmente visitas guiadas a locais de interesse botânico, ecológico e histórico. A próxima visita tem por objecto a Mesquita de Lisboa.

A MESQUITA de Lisboa foi edificada na rua da Mesquita, (Bairro Azul), perto da Praça de Espanha. É de tipo oriental com sala de oração ampla, dominada por uma cúpula, e Minarete com rampa exterior. Foi construída entre 1979 e 1985 com a ajuda de um grupo numeroso de países islâmicos, o empenho da comunidade Islâmica de Lisboa e da Câmara Municipal de Lisboa que cedeu o terreno. Possui finalidades religiosas e também sociais de apoio aos muçulmanos que habitam, temporária ou permanentemente a área da Cidade. A mesquita constitui para os crentes lugar de oração e meditação individual e colectiva e um espaço muito apreciado de descanso, convívio e partilha social.

A Península Ibérica foi território islâmico desde o século VII até, pelo menos o séc. XI, mas no sul o islão permaneceu mais tempo, em alguns locais até finais do século XV. Luxbuna, Lisboa muçulmana, foi conquistada pelos cristãos em 1147, mas a comunidade dos crentes esteve organizada na Mouraria de Lisboa até ao século XVI em torno das suas duas mesquitas e da "Madrassa".

A influência da civilização e da arte muçulmana no modo de ser e de viver de Portugal e de Espanha foi muito profunda e em muitos aspectos ainda hoje se mantém. O Islão conta actualmente com mais de 950 milhões de fiéis em todo o Mundo, sobretudo na Ásia (650 milhões) e África (270 milhões).

Texto de José Luís de Matos publicado no Guia dos Templos, edição da Câmara Municipal de Lisboa com o Centro Nacional de Cultura. Para saber mais sobre a Mesquita de Lisboa, e a comunidade islâmica em Portugal: www.comunidadeislamica.pt/index.php

MESQUITA DE LISBOA
Dia: 3 de Maio de 2009 - 11h00
Ponto de encontro: Rua da Mesquita, 2 (prolongamento da Av. Ressano Garcia)
Transporte: Metro - linha azul - estação de S. Sebastião
Guia: Sheik Davida Munir
Nota: esta visita é gratuita
.
FOTO: Av. Ressano Garcia em 1969, onde se viria a erguer a Mesquita de Lisboa. Imagem de João Goulart. Fonte: Arquivo Fotográfico Municipal.

Sem comentários: