Ascensor do Lavra celebra os seus 125 anos...parado
Com o dealbar do século XIX, Lisboa viu crescer o seu perímetro urbano e o número de habitantes, o que trouxe a necessidade de melhorar e modernizar a rede de transportes que servia a capital. Este processo implicava pensar na forma de ultrapassar as limitações que a topografia da cidade apresentava, nomeadamente as suas colinas. Foi neste contexto que surgiram as propostas pioneiras do engenheiro Raul Mesnier du Ponsard, que no último quartel de Oitocentos dotou a capital de nove ascensores.
O primeiro a ser construído foi o Ascensor do Lavra, que liga o Largo da Anunciada à Travessa do Forno do Torel, subindo a Calçada do Lavra. A autorização para a edificação do elevador foi concedida em 1882 pela câmara municipal à Companhia dos Ascensores Mecânicos de Lisboa, e no ano de 1884 o primeiro ascensor lisboeta era inaugurado.
Inicialmente, funcionava por cremalheira e por contrapeso de água, e em 1885 foi experimentado um sistema a vapor para a ascensão. A estrutura do ascensor é constituída por dois carros, que circulam alternadamente em duas vias de carris de ferro, sobre as quais se dispõe o cabo que une as duas composições. No topo do percurso, mantém o pequeno cais de embarque suportado por estrutura de ferro forjado, com dupla escadaria em pedra e plataformas de acesso aos elevadores. As paredes são revestidas por lambril de azulejos. Esta estação superior é o resultado de uma remodelação de 1914.
No ano de 1897 a quebra do cabo que ligava os dois carros provocou a inutilização do ascensor, que se prolongaria por vários anos. Em 1915, o elevador foi totalmente electrificado, retomando a actividade. Desde então, o elevador deixou de funcionar em 2006, por haver o perigo de derrocada de um edifício na Calçada do Lavra mas foi reaberto em Fevereiro de 2007.
Actualmente, e logo no ano e no dia do seu 125 aniversário, o Ascensor do Lavra encontra-se novamente inoperacional. Tal como aconteceu em 2006, também agora um outro edifício que ameaça ruir na Calçada do Lavra obrigou ao seu encerramento. A CML está já a proceder a obras coercivas de modo a repôr as condições de segurança na via pública.
Em colaboração com a CARRIS a LAJB tinha planeado a plantação de uma árvore na estação superior para marcar os 125 anos do Ascensor do Lavra. Pelos factos expostos, a plantação da árvore comemorativa - um ciprestre - foi adiada para o último trimestre deste ano.
FOTO: um aniversário triste - o Ascensor do Lavra imobilizado. Classificado Monumento Nacional pelo Decreto Lei 5/2002, DR 42, 1.ª série-B, de 19-02-2002.
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