segunda-feira, 30 de maio de 2016

Amigos do Botânico, Trinta Anos a Criar Raízes: Lisboa 30 de Maio de 1986 / 30 de Maio de 2016

Cara/os associadas/os  

Hoje é o dia de aniversário da Liga dos Amigos do Jardim Botânico de Lisboa, que faz 30 anos, tendo sido criada em 30 de Maio de 1986.  

É um dia de alegria, mas, sobretudo, de profunda gratidão para todos os associados, adoptantes e também amigos que têm contribuído com a sua generosidade, trabalho e empenho na Defesa da Missão do Jardim Botânico de Lisboa.  Também o nosso agradecimento a todos aqueles que nos antecederam na Direcção da LAJB, em especial aos fundadores que tiveram a visão de criar a primeira associação de defesa de um Jardim Botânico em Portugal.  

Ao longo dos anos, tem sido enorme o contributo da LAJB para a Defesa, Manutenção e Salvaguarda do Jardim Botânico.  Seria exaustivo nomearmos aqui todas esses contributos que foram dados, por vezes em situações muito adversas, mas nunca desistimos de defender este maravilhoso património cultural que hoje, e, graças em grande parte, à acção da LAJB, é Monumento Nacional.   

Neste longo caminho, a LAJB amadureceu, envolvendo-se em várias acções de cidadania com o objectivo de ligar o Jardim Botânico à comunidade. Assim, foi sendo uma interveniente, interlocutora e parceira com outras instituições públicas e privadas, a nível local, nacional e internacional - desde a CML, a AML, Juntas de Freguesia, Associações ligadas à defesa do Património edificado e natural, Escolas, Embaixadas e a World Monuments Fund (WMF) que colocou o Jardim Botânico na lista de 2012, como um dos monumentos em perigo e a preservar a nível mundial.  

Estamos certos que a salvaguarda do Jardim Botânico continuará a ser o propósito principal das futuras direcções da LAJB e dos seus associados. 

Saudações Botânicas  
A Direcção da LAJB  
Lisboa, 30 de Maio de 2016

Sem comentários: