segunda-feira, 17 de maio de 2010

Dia 22 Maio saia para a rua. E faça o Dia B!

Este ano comemora-se o Ano Internacional da Biodiversidade, efeméride instituída pela UNESCO. No âmbito destas comemorações o Museu Nacional de História Natural e o Centro de Biologia Ambiental criaram um vasto programa de iniciativas que pretendem divulgar o papel e a importância da biodiversidade para a sustentabilidade do planeta e o papel das sociedades humanas na sua preservação - o Bioeventos 2010 (http://bioeventos2010.ul.pt/)

No próximo dia 22 de Maio, Dia Internacional da Biodiversidade, realiza-se o Dia B – Campanha Nacional de Observação da Biodiversidade. O Bioeventos 2010 e a Associação Biodiversidade Para Todos, propõem uma campanha pública de observação da biodiversidade a nível nacional. O desafio consiste na participação activa do público na tarefa de observação e inventariação do nosso património natural.

Pede-se aos cidadãos que se inscrevam a partir de dia 12 de Maio no Dia B através do website da Associação Biodiversidade Para Todos: www.biodiversity4all.com

Com a inscrição será disponibilizado, para download gratuito, o GUIA DE CAMPO DO DIA B: um catálogo com cerca de 200 espécies comuns em Portugal, que inclui imagens e uma descrição da distribuição geográfica das espécies e das características que mais facilmente permitem a sua identificação A versão impressa deste Guia de Campo pode também ser adquirida com a revista Visão a 3.90€, na edição de dia 20 de Maio, dedicada à Biodiversidade. Estará também à venda, a partir de dia 13 de Maio, por 5€ na Livraria Barata em Lisboa, no Museu Nacional de História Natural, no Centro de Biologia Ambiental, no Pavilhão do Conhecimento, em alguns Centros Ciência Viva e noutras livrarias do país. Com o Guia de Campo do Dia B na mão, deverão procurar um local apropriado e registar as espécies que observam. As fotografias das espécies observadas deverão ser colocadas na área pessoal criada em www.biodiversity4all.com. Deste modo, a informação ficará acessível ao público e aos profissionais que trabalham na área da Biodiversidade.

O envolvimento do maior número de pessoas nesta iniciativa será essencial para garantir o seu êxito, pelo que solicitamos a vossa participação no Dia B e a sua divulgação junto dos vossos contactos. Em anexo segue um documento com indicações mais detalhadas sobre o modo de participação no Dia B. Caso necessitem de mais algum esclarecimento adicional, por favor, não hesitem em contactar-nos.

Com os nossos melhores cumprimentos.

Comissão Organizadora Bioeventos 2010

Sem comentários: