domingo, 28 de março de 2010

Peradeniya Botanic Gardens - I





Este é o maior e mais famoso Jardim Botânico do Sri Lanka. Ocupa uma área de 59 hectares numa península formada pelas curvas do Rio Mahaweli a 6km da antiga cidade de Kandy. Como seria de esperar, o jardim é muito rico em espécies da Ásia em geral e do Sri Lanka em particular.

A história deste jardim remonta ao ano de 1371 quando o rei Wickramabahu III fixou a Corte neste local. Mais tarde o rei Kirti Sri Rajasingha (1747-1780) transformou o sítio num Jardim Real. Em 1821 os Ingleses fundaram o Jardim Botânico, seis anos após a conquista do reino de Kandy. Alexandre Moon foi o seu primeiro director e responsável pela publicação, em 1824, do "Catalogue of Ceylon Plants", onde foram atribuídos nomes científicos a 1127 plantas endémicas da ilha.

Actualmente o jardim recebe mais de 1.4 milhões de visitantes por ano e emprega cerca de 400 funcionários. Desde 2006 que o jardim está integrado no Department of National Botanic Gardens do Sri Lanka.

Existe um importante Herbário Nacional, Centro de Pedagógico, Estufa de Orquídeas, Estufa de Cactos, Jardim de Fetos, Jardim de Especiarias, Jardim Medicinal, Restaurante, Cafetaria, Loja e um Viveiro para venda de plantas ao público.

Para mais informações http://www.botanicgardens.gov.lk/

Fotos: Amherstia nobilis, Enterolobium cyclocarpus, Agathis robusta e Magnolia sphenocarpa

3 comentários:

José M. M. Santos disse...

Felizmente não está condenado ao abandono como a maior parte dos nossos jardins botânicos...

Sandra disse...

é incrivel como um país pobre e em guerra civil durante 30 anos consegue tomar conta (e bem como vejo pelas imagens e website), do seu jardim botânico.

o jardim botânico da universidade de lisboa está num estado de abandono que dura há mais de 30 anos. uma vergonha nacional. mas parece que nem o estado nem a universidade se preocupam realmente com o jardim. porquê este esquecimento?

mario carvalho disse...

Caros amigos

é muito importante a participação de todos na defesa de valores que são de todos


Que cada um se responsabilize por , in su sitio, mobilizar as pessoas para irem ver o filme PARE ESCUTE E OLHE e promoverem o debate...

ESTA É A ULTIMA OPORTUNIDADE DE A SOCIEDADE CIVIL ... demonstrar que existe, que está interessada e que merece ser OUVIDA...

senão .... meus amigos... desistam e permitam que nos transformem em HAMBURGUERS


abraço

mario sales de carvalho



Ps Antes ser devorado pelos vermes naturais ... do que ser Mexido, Remexido e transformado em hamburguer.

para que qualquer um possa " mastigar "... à vontade

www.linhadotua.net
e
vejam um jardim natural prestes a ser assassinado por afogamento, por meia duzia de bandidos, em

http://alinhaetua.blogspot.com/

cumprimentos

mario