Exmo. Vereador José Sá Fernandes
Assunto: movimentação de viaturas de obras no Jardim do Príncipe Real
A Liga dos Amigos do Jardim Botânico (LAJB), na sequência do projecto municipal de reabilitação do Jardim do Príncipe Real, vem por este meio manifestar preocupação pela falta de protecção das espécies botânicas face à maquinaria utilizada nas obras.
Enviamos em anexo algumas imagens que mostram como a movimentação de viaturas de obras dentro do Jardim do Príncipe Real constituiu uma séria ameaça às espécies botânicas.
A LAJB lamenta que, na fase de planeamento da obra, não se tenha previsto a construção de protecções em madeira em redor de todos os troncos das árvores antes do início da intervenção. Como isso não aconteceu, vários troncos, e ramos mais baixos, ficaram sujeitos ao embate e raspagem da maquinaria de obras. Verificámos também a existência de vários ramos partidos devido à movimentação dos braços das escavadoras assim como de veículos pesados.
É importante que no futuro se protejam devidamente as árvores antes do início de qualquer intervenção urbanística em jardins, parques ou arruamentos arborizados.
A LAJB faz um apelo para a resolução deste problema, nomeadamente através de regulamentação específica.
Com os nossos melhores cumprimentos,
Liga dos Amigos do Jardim Botânico
Nota: carta enviada no dia 14 de Janeiro de 2010
Sem comentários:
Enviar um comentário