segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Visita aos Agaves e Aloés do Jardim Botânico





Imagens da visita da LAJB aos Agaves e Aloés do Jardim Botânico (13 Dezembro). Apesar do frio que se fez sentir, os 25 participantes foram facilmente transportados para as terras quentes das Américas (Agaves) e de África (Aloés) pelo nosso guia Pedro Lérias. Afinal, fomos guiados por um vencedor do Prémio Brotero atribuído pela LAJB ao melhor aluno do Curso de Guias do Jardim Botânico.

Inspirados pela beleza natural das estrelas botânicas - que estavam gentilmente banhadas pelo sol de inverno - e da oratória do nosso guia, percorremos sem esforço milhares de kms entre continentes. Todos ficaram rendidos à riqueza das formas, tons e texturas dos diferentes Aloés e Agaves. Tivemos ainda para nos aquecer as cores de fogo das inflorescências dos Aloés. Sem dúvida, o Jardim das Suculentas, também designado "Jardim do México" é uma das grandes surpresas do nosso Jardim Botânico. Temos apenas a lamentar o grande número de exemplares ainda por identificar com placas. Fomos aconselhados a regressar dentro de algumas semanas para vermos as inflorescências mais desenvolvidas de alguns dos Aloés. A viagem terminou no Arboreto pois não podiamos deixar de prestar homenagem à copa dourada da Gingko.

A Liga dos Amigos do Jardim Botânico agradece a Pedro Lérias a generosa oferta desta visita guiada ao mundo dos Agaves e Aloés.

Entretanto, lembramos que em Março de 2010 recomeçam as visitas "Laços de Família" (criadas por Pedro Lérias) e que oportunamente serão novamente aqui divulgadas.

Fotos: Agave attenuata, Aloe arborescens, Aloe ciliaris (Jardim das Suculentas) e Doryanthes palmeri (Jardim das Cebolas).

Sem comentários: