quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Abate de árvores no Jardim das Amoreiras em Lisboa gera indignação

Mais uma má intervenção dos responsáveis pela gestão e manutenção do arvoredo na cidade de Lisboa.
- Quem avaliou o estado das árvores abatidas?
- Onde está o relatório dessa avaliação que fundamenta a acção praticada?
- Onde está a informação devida aos moradores, lisboetas e cidadãos?...
- Qual a lei actualmente vigente, que regulamenta a gestão e manutenção do arvoredo na cidade de Lisboa?
- A quem devemos pedir esclarecimentos, baseados no conhecimento, para compreender, não para aceitar, o crime que se cometeu?


In jornal Público - Marisa Soares - 22/10/2015

O abate de três tílias no Jardim das Amoreiras, em Lisboa, iniciado na terça-feira por ordem da Junta de Freguesia de Santo António, deixou indignados os membros da Plataforma em Defesa das Árvores, que consideram estar perante um "crime ambiental". O presidente da junta, Vasco Morgado, argumenta que as árvores ficaram danificadas com o temporal no fim-de-semana e que estava em causa a "protecção de pessoas e bens".
"É muito, muito grave o que se está a passar no Jardim das Amoreiras, aquele que era um dos últimos refúgios para árvores na cidade de Lisboa", lê-se no blogue da plataforma que junta vários cidadãos em nome individual e organizações como o Fórum Cidadania Lx, a Liga dos Amigos do Jardim Botânico e a Quercus, entre outras associações ambientais. Os autores do blogue consideram que "a alegada queda de um ramo não pode justificar o abate de árvores centenárias" sem "quaiser justificações ou avisos". E sublinham a "tristeza" por nada se fazer para evitar "crimes ambientais destes", responsabilizando também os moradores da zona por permitirem estas "atrocidades".
Às críticas, o presidente da junta responde com a garantia de que a decisão visou unicamente a salvaguarda de quem frequenta o jardim. "Se tiver que optar entre a segurança de pessoas e bens e as árvores, eu opto pelas pessoas e bens", afirma. O autarca do PSD diz que os ventos fortes registados no fim-de-semana passado fizeram com que uma tília de grande porte partisse, caindo sobre outras duas mais pequenas, que ficaram também danificadas e instáveis.
Segundo Vasco Morgado, "a árvore maior já tinha uma proposta de abate porque tinha um fungo e estava oca no interior". "Aliás, foi por isso que partiu", pondo em risco a segurança naquele jardim situado na zona das Amoreiras, onde existe um quiosque e uma esplanada. O incidente provocou ainda alguns riscos numa viatura que estava estacionada nas proximidades. Nesta situação "de emergência", a junta quis "prevenir antes de remediar" uma situação mais grave e pediu por isso a intervenção dos serviços da Câmara de Lisboa, para que avançassem com o abate das três árvores.
Vasco Morgado garante que a operação se baseou em pareceres camarários e que está prevista a replantação. Mas avisa que "tem de haver uma mudança de paradigma na forma como se olha para as árvores na cidade", uma vez que "mais de 45% das árvores de Lisboa não estão em condições fitossanitárias e não podem estar onde estão".
O autarca, que tal como os restantes presidentes de junta de Lisboa assumiu a gestão de parte dos espaços verdes da cidade, no âmbito da delegação de competências do município, diz que são necessários 100 mil euros só para podar as ávores na Avenida da Liberdade, que se inclui no território da freguesia. "Nós não temos dinheiro para isso, é a câmara que tem de o fazer. Até porque muitas ávores têm datas para abate que já são de 2009, 2010 ou 2011", revela.
A culpa, prossegue, é de "anos de inércia por incapacidade de meios". "Herdámos árvores que não são mantidas há 40 anos."
Sobre o Jardim das Amoreiras, Vasco Morgado diz que não está previsto mais nenhum abate. Segundo o presidente da junta, apenas uma árvore que se encontra em frente às instalações do Ginásio Clube Português, e que "nunca foi podada", está a ser avaliada. "Estamos a ver se pode levar estacaria, para evitar o abate."
A Plataforma em Defesa das Árvores tem-se manifestado nos últimos meses contra várias operações de poda e abate realizadas por diversas juntas de freguesia de Lisboa, sobretudo na Primavera passada. A contestação levou mesmo a câmara a prometer a criação de um regulamento com normas para a manutenção do arvoredo da capital, que esteve em consulta pública até 30 de Setembro. O documento está ainda em análise nos serviços municipais e deve voltar a ser discutido na câmara.

Ler notícia aqui: http://www.publico.pt/local/noticia/abate-de-arvores-no-jardim-das-amoreiras-em-lisboa-gera-indignacao-1712015

Sem comentários: