sábado, 30 de janeiro de 2010

Tombou a METROSIDEROS EXCELSA...

Caros colegas e amigos,

Tombou a nossa grande Metrosideros excelsa, um dos exemplares centenários do Jardim Botânico. Era uma das árvores favoritas de ‘residentes’ e visitantes, não só pelo grande porte mas também pela equilibrada disposição das ramadas e emaranhado de raízes aéreas que envolviam completamente o tronco e pendiam dos ramos principais.

Como acontece em muitas espécies tropicais o sistema radicular é superficial, sendo compensado pelas raízes aéreas que ajudam a escorar as grandes copas. Na nossa árvore as raízes nunca chegaram a formar essas colunas, apesar dos tutores lá colocados. Com as grandes chuvadas dos últimos meses houve movimentação dos solos e a árvore, já inclinada, acabou por cair.

Não vamos cruzar os braços! Jardineiros, voluntários, bolseiros, técnicos, todos ajudam a remover e limpar os destroços. O velho tronco vai permanecer, vão ser desinfectadas e tapadas as raízes subterrâneas a descoberto e, dos rebentos existentes, há-de renascer uma nova árvore, tal como acontece nas florestas originais da Nova Zelândia!
Doutora Ireneia Melo

Foto: a Metrosideros excelsa, já com excessiva inclinação, numa imagem de Dezembro de 2009

2 comentários:

Rosa disse...

http://www.arvoresdeportugal.net/2010/01/uma-arvore-que-era-uma-coisa-espantosa/#comments

Greenie disse...

Ainda no Verão passado, numa das visitas que fiz ao jardim, andei a tirar fotos dessa maravilha. Desejo que sejam bem sucedidos nos vossos intentos!