terça-feira, 11 de novembro de 2008

130 ANOS DO JARDIM BOTÂNICO: programa

09:00 – 17:00 – Workshop Científico "Conservação e Biodiversidade: o Papel dos Jardins Botânicos" (Anfiteatro Aurélio Quintanilha).

Apresentação:
Neste workshop, que dá início às comemorações dos 130 anos do Jardim Botânico da Universidade de Lisboa e se insere nos 125 anos de saber tropical promovidos pelo Instituto de Investigação Científica Tropical (que integra o Jardim Botânico Tropical), pretende-se responder a perguntas de relevância nacional e internacional: Como é que os Jardins Botânicos, como instituições científicas, têm contribuído para a avaliação da biodiversidade nacional? Que compromissos internacionais e nacionais foram ou puderam ser cumpridos? Como têm procurado divulgar as suas colecções e os seus trabalhos de investigação? Qual a motivação dos investigadores para a disponibilização e o "conhecimento mútuo" da biodiversidade nacional?

09:00 - Recepção dos convidados e participantes
09:30 - Sessão de Abertura

1ª sessão - O papel dos Jardins Botânicos na estratégia da conservação
Moderadores: Dalila Espírito Santo/Rui Figueira
09:45 – Suzanne Sharrock (Botanical Garden Conservation International) - The role of botanic gardens in plant conservation
10:15 – 11:15 – Comunicações orais
11:15 – Coffee-break

2ª sessão - A conservação ex situ
Moderadores: Adelaide Clemente/Helena Cotrim
11:30 – Simon Linington (Kew Garden - ENSCONET) - Seed conservation strategy
12:00 – 12:30 – Comunicações orais
12:30 – 14:00 – Lunch

3ª Sessão - A estratégia global da conservação
Moderadores: Mário Silva/Cristina Antunes
14:00 – Instituto Conservação da Natureza e Biodiversidade - A estratégia de conservação a nível nacional
14:30 – 15:30 – Comunicações orais
15:30 – Coffee-break

4ª Sessão - Disponibilização da informação e "conhecimento mútuo"
Moderadores: Jorge Braga de Macedo/Maria Amélia Martins Loução
15:45 – 17:00 – Painel de Discussão

17:00 - Inauguração da exposição "Olhares intimistas - exercícios de autoretratos " alunos finalistas de escultura da Faculdade de Belas Artes (antigo Palmário do Jardim Botânico). Abertura ao público da exposição "Olhares"- esculturas de ar livre.

18:30 - Lançamento do livro "Jardim Botânico da Universidade de Lisboa - Flores". Apresentação Fernando Catarino (Anfiteatro Aurélio Quintanilha).

19:00 - Inauguração da exposição de jóias e objectos "E da Semente fez-se Jóia" da autoria de Maria João Bahía (Banco de Sementes do MNHN).

Magusto e Água Pé

2 comentários:

Fapas - Núcleo de Lisboa disse...

Se este programa tivesse sido afixado antes, era possível que me tivesse organizado para participar. Foi um pouco tardio, não? E eu recebo os feeds e tudo...

Amigos do Jardim Botânico disse...

Tem toda a razão. Se apenas publicámos o programa neste dia foi porque apenas o recebemos nesse dia. Mas logo que o recebemos foi publicado. Iremos alertar a Direcção do Jardim Botânico para a necessidade de planear a divulgação dos eventos com maior antecedência.