quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Serviço de Arboricultura de Serralves: visita de inspecção ao Jardim Botânico

Preocupada com o abandono e a falta de conservação do património arbóreo do Jardim Botânico, a LAJB solicitou no passado dia 21 de Outubro a visita de especialistas do Serviço de Arboricultura da Fundação de Serralves.

No dia 5 de Novembro, o arboricultor Jorge Rocha realizou a primeira inspecção ao Jardim Botânico. O diagnóstico das árvores da Classe e do Arboreto decorreu entre as 11:00 e as 15:30.

Esta iniciativa da LAJB tem como objectivo orçamentar trabalhos de gestão e conservação do património arbóreo. No âmbito de um plano de melhoramentos das colecções vivas, a LAJB pretende patrocinar a valorização e manutenção das árvores do Jardim Botânico. Actualmente existem alguns espécimes arbóreos que precisam de tratamento urgente. As intervenções irão abranger: limpeza de ramos mortos; tratamento de cortes, feridas e cavidades; escoramento; tratamentos fitossanitários; abate e desmonte (árvores mortas ou em debilidade crítica).

A Fundação de Serralves foi pioneira em Portugal na gestão, preservação, conservação e manutenção de espécimes arbóreos. O seu Serviço de Arboricultura tem como principais objectivos:

-Divulgar e implementar formas optimizadas de gestão e conservação do património arbóreo, respeitando o valor estético e funcional;

-Garantir a conservação, manutenção e sanidade dos espécimes arbóreos, isolados ou em conjunto;

-Aumentar a esperança de vida dos espécimes e, simultaneamente, a qualidade dos jardins e outros espaços arborizados, promovendo o seu reconhecimento enquanto valor patrimonial.

FOTO: Jorge Rocha, arboricultor da Fundação de Serralves, na companhia de membros da LAJB.

Sem comentários: