Este é o Senhor Orlando Rua Sequeira, Jardineiro do Jardim Botânico de Lisboa. Hoje foi o seu último dia de trabalho porque amanhã será o seu primeiro dia enquanto Reformado. O Senhor Orlando, nascido no ano de 1952 em Fonte Arcada no concelho de Sernancelhe, veio para Lisboa em 1973 à procura de trabalho na construção civil. Mas a 1 de Abril de 1978 iniciou funções como jardineiro no Instituto Câmara Pestana. E em Outubro de 2009 entrou nos quadros do nosso Jardim Botânico onde nos habituámos a vê-lo na Classe.
Desde criança que gosta de plantas e foi logo na Escola Primária que se iniciou no cultivo de rosas e outras flores.
Mas hoje, dia 30 de Junho de 2014, realizou a sua última tarefa: aparou o buxo que dá forma aos canteiros da Classe. Com a partida deste último jardineiro encerramos um ciclo de vida do Jardim que no passado chegou a contar com mais de 3 dezenas de jardineiros.
Agora a manutenção e conservação do Jardim Botânico será ainda mais difícil e vulnerável, reduzida que está a meia dúzia de funcionários, por tempo muito limitado, do Centro de Emprego. Que futuro para um jardim classificado Monumento Nacional sem jardineiros?
Adeus e Obrigado Senhor Orlando!
1 comentário:
Este país deixa-me envergonhado...
Enviar um comentário