Posicionamento do tubo para tratamentos no topo da palmeira
Duas palmeiras mortas para abate
Informação aos associados da LAJB
Entre os dias 5 e 19 de Maio decorreu no Jardim Botânico a “Operação Palmeiras”, com o objectivo de tentar recuperar palmeiras infectadas pelo escaravelho da palmeira e continuar a proteger as que ainda não estão infectadas.
A intervenção necessitou de uma plataforma elevatória de 23 metros e de um técnico ( contratado ) para a limpeza das palmeiras. Esta limpeza teve três objectivos:
a) Verificar a presença do escaravelho e retirar as larvas e casulos dos exemplares infectados;
b) – Reposicionar os tubos que transportam o tratamento até ao topo da palmeira e;
c) – limpar o caule de todos os exemplares intervencionados dos restos de folhas velhas para permitir a escalada destes exemplares.
Foram intervencionadas 18 palmeiras, das quais 4 estão mortas ( ver imagens em anexo ), tendo sido limpos os caules para mais tarde poderem ser abatidas ( por escalador ); 4 estavam infectadas pelo escaravelho, pelo que foram podadas, os tubos foram recolocados numa posição mais favorável para o tratamento e foram limpos os caules. Nas restantes, reposicionaram-se os tubos e limparam-se os caules. Uma vez que o crescimento das folhas altera a posição dos tubos, a posição destes deve ser corrigida a cada cerca de seis meses, para garantir a chegada do tratamento ao topo da palmeira.
O custo total da operação foi de € 4000 (quatro mil euros) valor este comparticipado pela LAJB.
Esta foi a segunda vez que a LAJB colaborou com a Direcção do Jardim Botânico patrocinando tratamentos preventivos e curativos da nossa rica colecção de palmeiras.
Saudações Botânicas,
A Direcção da LAJ
Sem comentários:
Enviar um comentário