quarta-feira, 18 de maio de 2011

Nova Iorque: Plantar 1 milhão de novas árvores em 10 anos!

Nova Iorque embarcou num ambicioso projecto: plantar 1 Milhão de Árvores na cidade! Já foram plantadas quase meio milhão!

MillionTreesNYC, uma das 127 iniciativas de PlaNYC, é um programa público-privado em toda a cidade com uma meta ambiciosa: plantar e cuidar de 1 milhão de árvores novas nos cinco distritos da cidade durante a próxima década. Ao plantar 1 milhão de árvores, a cidade de Nova Iorque pode aumentar em mais de 20% o seu bosque urbano — o nosso recurso ambiental mais valioso, constituído por árvores nos arruamentos, nos parques e em terrenos públicos, privados e comerciais—, obtendo ao mesmo tempo os numerosos benefícios da qualidade de vida que provêm da plantação de árvores. A cidade de Nova Iorque plantará 60% das árvores em parques e outros espaços públicos. Os restantes 40% provirão de organizações privadas, proprietários de casas e organizações comunitárias.


Porquê 1 Milhão de Árvores?

A cidade de NY está a crescer! Todos nós podemos vê-lo—e senti-lo —em todos os bairros de cada distrito municipal. Mas, tal como acontece em qualquer ciudade próspera, é importante assegurar que NY e os seus residentes - isto é tu - estejam felizes e saudáveis enquanto se adaptam ao crescimento e mudanças que vêm com isso.

Plantar árvores é uma das formas máis benéficas e eficientes, em termos de custos, de ajudar a aliviar estes problemas de crescimento. As árvores ajudam a limpar o ar e reduzem a contaminação que pode desencadear ataques de asma e exacerbar outras doenças respiratórias. As árvores refrescam as nossas ruas, passeios e lugares nos dias quentes de verão. As árvores aumentam o valor das propriedades, e promovem a revitalização dos bairros. E as árvores fazem com que a nossa cidade seja ainda mais bonita e confortável para viver, trabalhar e visitar.

MillionTreesNYC, Uma chamada à acção!

MillionTrees NYC é muito mais que plantar árvores, é um movimento! Todo o novaiorquino pode participar no MillionTreesNYC, desde proprietários e administradores de propriedades até aos grupos comunitários e escolas, associações cívicas e donos de pequenas empresas. MillionTreesNYC convida todos os novaiorquinos— como tu —a plantar e cuidar de árvores através de programas de plantação e cidadania em toda a cidade, incluíndo:

Dias de voluntariado
Formação profissional e workshops
Eventos do "Dia da Árvore"

Não importa como participa — ao plantar um árvore, estará a plantar um legado, um presente extraordinário à cidade de Nova Iorque para as gerações futuras.

MillionTreesNYC, é uma iniciativa lançada pelo Departamento de Parques e o New York Restoration Project, contando com numerosos colaboradores, incluíndo:

Grupos comunitários e sem fins lucrativos
Organismos municipais, estatais e federais
Corporações e pequenas empreas
Promotores imobiliários, arquitectos e paisajistas
Donos de propiedades privadas, e
Todos os novaiorquinos!

I want a tree in my street!

I just planted a tree!

I know a good place for a tree!

I want to dig in and volunteer!

I want to make a donation!

I want to be a tree steward!


Fotos: cada árvore plantada vem com uma engenhosa bolsa de rega com 75 litros - treegator - que liberta lentamente, gota-a-gota, água durante um periodo de 9 horas. O objectivo é assegurar uma plantação bem sucedida, ajudando a árvore a ultrapassar o choque do transplante; grande número das árvores de alinhamento plantadas em Nova Iorque são as notáveis Ginkgo biloba.

Sem comentários: