segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

EM DEFESA DO JARDIM BOTÂNICO: GECoRPA

Recebemos mais um apoio para a causa de salvaguarda do Jardim Botânico: o GECORPA

O Grémio das Empresas de Conservação e Restauro do Património Arquitectónico é oficialmente membro da Plataforma de Defesa do Jardim Botânico.

O GECoRPA é uma associação de empresas da área da reabilitação do edificado em geral, e da conservação do património arquitectónico, em particular. O GECoRPA propõe-se agregar não só empresas construtoras vocacionadas para esta área, mas também as que operam no mesmo “cluster”, desde a concepção e projecto das intervenções ao fornecimento de produtos especializados, passando pelo levantamento, inspecções e ensaios.

Os grandes objectivos do Gecorpa:

• Cooperação na defesa de interesses comuns das empresas, de um melhor ordenamento do sector e, em particular, de uma adequada regulação do mercado;

• Formação e informação especializadas e promoção das boas práticas;

• Contributo cívico para o progresso da Sociedade e do País, em defesa do património arquitectónico e, por extensão do património natural.

Em relação ao edificado corrente, o GECoRPA propõe-se promover a reabilitação, contribuindo para reduzir os excessos da urbanização e da construção nova sobre o património natural do nosso país e sobre o património histórico das nossas cidades e aldeias. Entende, no entanto, que o sucesso da reabilitação depende de uma cuidadosa selecção das empresas a quem são confiadas a concepção e a execução das intervenções. Nesse sentido, o GECoRPA bate-se por um sistema de qualificação das empresas adaptado à nova realidade do sector da construção.

Em relação ao património arquitectónico, o GECoRPA propõe-se promover a boa prática na sua conservação, partindo de três princípios fundamentais:

- O primeiro é a contenção. As intervenções nos monumentos e edifícios históricos são sempre perturbadoras do seu equilíbrio, representando, portanto, um risco. A extensão dessas intervenções deve, por consequência, ser a mínima necessária para atingir, com eficácia, os objectivos preconizados.

- O segundo aspecto é o rigor. As intervenções no património arquitectónico deverão ser, primeiro, cuidadosamente concebidas e planeadas e, depois, executadas de acordo com o plano.
- O terceiro aspecto é a responsabilidade. As intervenções no património arquitectónico exigem uma participação responsável de todos os agentes, em particular dos que têm a seu cargo a execução dos trabalhos.

É neste duplo contexto que se justifica a criação do GECoRPA: Prioridade à reabilitação e excelência na conservação.

Para mais informações: http://www.gecorpa.pt/index2.html

Em nome da Plataforma de Defesa do Jardim Botânico, o nosso muito obrigado ao GECoRPA!

Foto: Cerca Pombalina do Jardim Botânico (face virada aos logradouros da Rua do Salitre) ameaçada pelos mais de 30 mil m2 de construção nova proposta pelo Plano de Pormenor.

Sem comentários: