terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Câmara de Coimbra aprova quatro novas hortas urbanas

A Câmara de Coimbra aprovou hoje a criação de hortas urbanas em mais quatro zonas da cidade, afectando ao projecto terrenos municipais no Alto de S. Miguel/Ingote, S. Martinho do Bispo, Portela e Vale das Flores

A proposta do vereador com o pelouro da Habitação, Jorge Gouveia Monteiro, surge na sequência do projecto das Hortas do Ingote, desenvolvido nos últimos anos neste bairro da cidade, e que tem tido «uma avaliação muito positiva» e «grande aceitação por parte da população residente».

Em relação às novas áreas destinadas às práticas agrícolas na cidade, é referido que no caso do Alto de S. Miguel (junto à urbanização Ar e Sol) e de S. Martinho do Bispo (junto das piscinas Luís Lopes da Conceição), elas poderão funcionar como áreas de expansão das hortas já existentes no Bairro do Ingote e em terrenos da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), respectivamente.

A ESAC, em conjunto com a Junta de Freguesia de S. Martinho do Bispo, iniciou também, em Outubro de 2008, um núcleo de hortas urbanas, junto à Casa do Bispo. Segundo um documento apresentado hoje na reunião quinzenal do Executivo camarário de Coimbra, no caso da Portela (a Sul da Avenida da Boavista), o projecto poderá «conjugar a exploração útil do solo com a preservação e rentabilização dos laranjais ali existentes». Por seu turno, no Vale das Flores (na margem direita de uma ribeira e a juzante do Centro de Saúde do Bairro Norton de Matos) é esperada «uma boa adesão» da população, dado que já ali existem pequenas hortas privadas.

in Lusa/SOL 2 de Fevereiro de 2009

Sem comentários: