sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

«SALVAR AS ÁRVORES DO JARDIM BOTÂNICO»

No sentido de ajudar à resolução dos problemas de que padece o Jardim Botânico de Lisboa, a Liga dos Amigos do Jardim Botânico (LAJB) solicitou ao Serviço de Arboricultura da Fundação de Serralves, líder no país nesta área, um levantamento dos problemas e respectivas propostas de intervenção.

Os trabalhos a realizar, em mais de uma centena de árvores, foram orçamentados pela Fundação de Serralves num valor total de 26 mil euros (+ IVA) e terão a duração prevista de 30 dias úteis. Apesar da importância deste projecto, a LAJB não tem capacidade financeira para adjudicar esta empreitada de gestão do património arbóreo do Jardim Botânico.

Face ao apresentado, a LAJB escreveu ao Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) assim como à Universidade de Lisboa (UL) chamando atenção para o problema. Assim, e tendo em conta a urgência de repor as condições de segurança e saúde de espécies e pessoas, a LAJB solicitou financiamento para a campanha «Salvar as Árvores do Jardim Botânico». Será essencial a generosidade da Sociedade Civil para o sucesso deste projecto.

O Jardim Botânico representa um património de inegável interesse do ponto de vista histórico, cultural e científico. É sua missão contribuir para o conhecimento científico de plantas e fungos, da sua biodiversidade, conservação, propondo métodos de gestão do ambiente. O Jardim Botânico permite ainda a aproximação da sociedade às plantas e fungos – base da vida na terra – proporcionando o aumento da literacia científica das comunidades, sendo um local único para a divulgação e formação científicas.

Localizado em pleno centro de Lisboa, o Jardim Botânico é um lugar de referência nacional e internacional que recebeu em 2008 mais de 80 mil visitantes. É urgente «Salvar as Árvores do Jardim Botânico»!

FOTO: Detalhe da Syagrus romanzoffiana revelando uma perigosa cavidade a meia altura do espique que pode levar à fractura e consequente morte desta palmeira. Está prevista a instalação de uma tala para reforço estrutural.

Sem comentários: