O MUHNAC dispõe de uma coleção fantástica de desenhos científicos, ainda pouco conhecida do grande público. Nesse lote, encontram-se desenhos resultantes de expedições naturalistas efetuadas ao Brasil e a Africa durante os séculos XVIII e XIX. O MUHNAC recebeu recentemente um subsídio da Fundação Calouste Gulbenkian para os digitalizar, conservar, catalogar e tornar acessíveis a todos. Trata-se do Projecto RISCAR O MUNDO (2015-2016), que conta com cerca de 30 especialistas em história da ciência, conservação, ilustração científica e biologia, de várias instituições portuguesas e brasileiras.
CIÊNCIA CIDADÃ
Muitos dos desenhos possuem espécies ainda por identificar e o projecto RISCAR O MUNDO pretende que todos possam colaborar nessa identificação. Foi assim criada uma conta de Instagram interactiva - @muhnac_illustrations - onde serão publicados os desenhos com espécies não identificadas - plantas, flores, borboletas, aves, peixes, entre tantos outros.
Contamos com a sua colaboração. Siga-nos em @muhnac_illustrations e vá acompanhando o desenvolvimento do projecto RISCAR O MUNDO.
Sem comentários:
Enviar um comentário