segunda-feira, 25 de maio de 2015

PARABÉNS!

O arquitecto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles faz hoje 93 anos.

Distinguido em 2013 com o "Nobel" da Arquitectura Paisagista, o Prémio Sir Geoffrey Jellicoe, reconhece "um arquitecto paisagista cuja obra e contribuições ao longo da vida tenham tido um impacto incomparável e duradoiro no bem-estar da sociedade e do ambiente e na promoção da profissão".

Este galardão, considerado o "Nobel" da arquitectura paisagista, tem paralelo no Prémio Pritzker de arquitectura e comemora a contribuição extraordinária do arquitecto paisagista britânico Sir Geoffrey Jellicoe (1900-1996), fundador da IFLA.

Gonçalo Pereira Ribeiro Telles, nascido em Lisboa, a 25 de Maio de 1922, licenciou-se em Engenharia Agrónoma e formou-se em Arquitectura Paisagista, no Instituto Superior de Agronomia, na capital do país.

Iniciou a vida profissional em Lisboa, como assistente e discípulo de Francisco Caldeira Cabral, pioneiro da disciplina em Portugal, no século XX, que também presidiu à Associação Mundial dos Arquitectos Paisagistas.

São da autoria de Gonçalo Ribeiro Telles, entre outros projectos, o Corredor Verde de Monsanto e a integração da zona ribeirinha oriental e ocidental, na Estrutura Verde Principal de Lisboa.

Sem comentários: