segunda-feira, 18 de maio de 2015

Hoje, 18 de Maio - Dia Internacional do Fascínio das Plantas















O Dia Internacional do Fascínio das Plantas é uma iniciativa lançada pela European Plant Science Organization e promovida em Portugal pela Sociedade Portuguesa de Fisiologia Vegetal. Tem como objectivo despertar o maior número de pessoas em todo o mundo, para o verdadeiro fascínio das Plantas, sensibilizando para a importância do seu estudo para melhorar a agricultura e a produção sustentável de alimentos, a horticultura, a silvicultura e a produção de bens não alimentares (papel, madeira, químicos, fármacos e energia), não esquecendo a importância das plantas para a conservação do meio ambiente.

Foto: Paeonia broteri, Rosa-albardeira: encontra-se agora em floração nos maciços calcáreos de Portugal, e é sem duvida uma das maiores e mais bonitas flores da nossa flora espontânea.


O epíteto específico broteri foi criado em homenagem a Félix de Avelar Brotero, botânico português, contemporâneo de Carolus Linnaeus. A espécie aparece frequentemente referida pelo sinónimo taxonómico Paeonia broteroi.

Sem comentários: