Ao longo do tempo, vem privilegiando o reportório maneirista e barroco, mas também o medieval e renascentista, estabelecendo, quando tal é oportuno, interligações com autores dos séc. XX-XXI, com especial relevo para Arvo Pärt, entre outros.
Vem realizando concertos por todo o País de Norte a Sul e no estrangeiro ( Paris, 1984 ), tanto como actuações pontuais como integrado em Festivais Internacionais de Música (Algarve e Figueira da Foz, Sons da História, Coimbra, Capuchos, Internacional de Órgão de Lisboa, etc.) ou em concertos isolados ou eventos culturais, de que se destacam os diversos concertos no Museu Gulbenkian, Lisboa, no Convento do Beato, no Palácio da Ajuda, no Mosteiro de S. Vicente de Fora (2003), nos Jerónimos (2005, ICNE), na Igreja de S. Domingos (idem) e Sé de Lisboa (integrado nas Conferências Ecce Homo, 2007), etc.
É dirigido, desde a sua fundação por Victor Roque Amaro.
É de formação variável, podendo integrar ou apenas cantores, ou formações mais completas, juntando instrumentistas e bailarinos, consoante o tipo de espectáculo.
A componente vocal é constituída na base de uma estrutura mínima de 68 vozes mistas. O ensemble instrumental é igualmente variável face ao tipo de música que executa, podendo incluir nomeadamente flautas, cornemusas, cromornes, alaúde, cítara medieval, instrumentos de percussão ou, noutro registo, cornettos, sacabuxas, violinos barrocos, violas da gamba e órgão ou cravo.
Em 2000, participou em diversos Festivais no País e em Programas de Descentralização sob a égide do IPAEMinistério da Cultura, dos quais se destacam o Festival de Música dos Capuchos , “Música em S.Roque”, Museu Gulbenkian, Festival Internacional de Música em Coimbra e Música nas Pousadas.
No final de 2000, gravou dois discos ao vivo, “Puer natus est nobis” (Natal) e “Jubilemus Regi nostro” com música medieval e renascentista Ibérica.
O tipo de música que habitualmente executa, inclui:
Canto Gregoriano (conventual);Música de Festa Palaciana (cânticos e danças de corte, jantares, etc.); Música SacroProfana Cristã e Judaica –Sefardita (Intervenções em Igrejas, Capelas, Sinagogas, Cerimónias religiosas: missas, casamentos, etc.);
Música Tradicional Portuguesa e Mediterrânica.
http://concertusantiquus.
blogspot.com/
concertus.antiquus@gmail.com
vict.r.aa@gmail.com