3 de Junho de 1949 - 15 de Agosto de 2013
É com uma profunda tristeza e eterna gratidão que comunicamos a morte da bióloga Alexandra Escudeiro, associada da Liga dos Amigos do Jardim Botânico.
Licenciada pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, desde sempre que a vimos no Jardim Botânico rodeada por árvores, luz, ternura e sabedoria contagiando todos aqueles com quem ela convivia.
O seu trabalho centrou-se principalmente no estudo da flora e vegetação de zonas protegidas incluindo a sua conservação. Também na educação ambiental teve um papel preponderante, tendo sido uma das pioneiras na área de divulgação e educação ambiental no âmbito dos Jardins Botânicos. Foi um dos pilares do Serviço Educativo do Museu Nacional de História Natural e da Ciência e responsável pela criação do Curso de Guias do Jardim Botânico, por onde passaram dezenas de pessoas que com a sua magia espalham por todo o lado as sementes por ela lançadas.
Sócia fundadora da Liga dos Amigos do Jardim Botânico, foi igualmente presidente da mesma, defendendo sempre com firmeza e clareza a missão do jardim botânico, lutando de forma consequente pela defesa do seu património. Com nobreza e serenidade sempre defendeu o jardim botânico, mesmo em situações adversas, uma qualidade de quem tem segurança nas suas convicções e confiança nas suas capacidades.
O seu exemplo e a sua grandeza irão continuar a nortear os propósitos e as acções da Liga dos Amigos do Jardim Botânico, como uma estrela que continuará a guiar o nosso caminho.
A todos os familiares, colegas, colaboradores e amigos os nossos sentidos pêsames.
Em nome da Direcção da LAJB e de todos os seus associados o nosso bem hajas.
Até já, Alexandra!
Sem comentários:
Enviar um comentário