domingo, 13 de maio de 2012

CONGRESSO ANUAL DA EUROPA NOSTRA - LISBOA 29 de Maio - 2 de Junho


CONGRESSO ANUAL DA EUROPA NOSTRA
LISBOA
29 de Maio - 2 de Junho

A Europa Nostra é a voz do património cultural europeu. Congrega e representa 250 Organizações Não-Governamentais e Organizações Sem Fins Lucrativos com uma representatividade e participação da ordem global de cerca de 5 milhões de cidadãos de toda a Europa. Conta ainda com o apoio direto de mais de 1500 membros individuais e mais de 150 entidades públicas e empresas. A sua vasta rede de profissionais e voluntários procura salvaguardar o património cultural e natural europeu para as gerações presente e futuras.

Os membros da Europa Nostra formam um poderoso movimento de apoio ao património cultural na Europa, promovendo a excelência através do Prémio União Europeia para o Património Cultural - Europa Nostra e de campanhas para salvaguardar o património histórico ameaçado e os lugares e paisagens de valor cultural.

A Europa Nostra é representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura (CNC), responsável pela organização do Congresso Anual que trará a Lisboa, entre 29 de maio e 2 de junho de 2012, muitas das organizações que compõem a Europa Nostra, membros de outras organizações de defesa do património europeu, profissionais e  voluntários, bem como os laureados com o Prémio da União Europeia para o Património Cultural - Europa Nostra 2012.

A próxima Cerimónia de entrega dos prestigiados Prémios União Europeia para o Património Cultural - Europa Nostra, momento importante do Congresso anual, terá lugar no dia 1 de junho no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, na presença de Androulla Vassiliou, a Comissária Europeia responsável pela Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude, e de Plácido Domingo, o famoso tenor e presidente da Europa Nostra. O evento será realizado com o patrocínio do Presidente da República, que também estará presente, e do Presidente da Comissão Europeia. Os Príncipes das Astúrias também assistirão à Cerimónia. De entre os vinte e oito projetos galardoados, entre os quais se encontra, em Portugal, a recuperação dos seis orgãos da Basílica de Mafra, seis receberão ainda o Grande Prémio, que distingue projectos de excecional relevância no património europeu.

O programa do Congresso inclui ainda um Fórum sobre o tema “Salvaguardar o Património ameaçado na Europa”, organizado com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e uma conferência do arquitecto holandês Wessel de Jonge no Museu do Oriente. Simultaneamente terá lugar no Palácio Nacional de Mafra a Assembleia Geral da Europa Nostra.
Foto: pintura a fresco no Palácio Pombal em Lisboa

Sem comentários: