sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Jardim Botânico da Universidade de Lisboa incluído no Observatório Mundial dos Monumentos 2012

por Filipa Alves (12-10-2011), NATURLINK

Uma iniciativa da World Monuments Fund, trata-se de uma lista de sítios que constituem herança cultural e que estão em risco de desaparecer. A candidatura ao Observatório foi submetida pela Liga dos Amigos do Jardim Botânico, que teme pelo futuro do Jardim, que considera ameaçado pelo Plano de Pormenor do Parque Mayer e pela crónica falta de financiamento.

O Jardim Botânico da Universidade de Lisboa foi selecionado para o Observatório Mundial dos Monumentos 2012 (World Monuments Watch, WMW), juntamente com outros 66 locais carismáticos em todo o mundo, como é o caso da Catedral de St Michael (Inglaterra), as vilas piscatórias flutuantes na Baía de Ha Long Bay (Vietname) e o primeiro cemitério de Atenas (Grécia).

Uma iniciativa da Wold Monuments Fund, uma entidade privada sem fins lucrativos que tem como objetivo a preservação de locais de herança cultural a nível mundial, o WMW Watch lista alguns destes sítios-património que estão em risco de desaparecer.

A candidatura ao WMW foi submetida pela Liga dos Amigos do Jardim Botânico (LAJB), entidade que integra a Plataforma em Defesa do Jardim Botânico, formada por 13 ONGs que se opõem veementemente à atual versão do Plano de Pormenor do Parque Mayer e do Jardim Botânico, por o considerarem uma ameaça para o Jardim, pondo em risco o seu futuro.

Em causa, estão os planos de novas construções nos logradouros do Jardim Botânico, a alteração radical da sua envolvente urbana, o reconhecimento de parcelas de terreno ilegalmente impermeabilizadas e a obstrução da cerca pombalina do jardim com a construção de duas novas frentes urbanas, explica a LAJB em comunicado.

A LAJB espera que a inclusão do Jardim Botânico no WMF convença a Assembleia Municipal de Lisboa a promover “uma genuína revisão do Plano de Parque Mayer” cuja atual versão “não reflete as visões e aspirações dos cidadãos”.

Inaugurado em 1878 com o objetivo de apoiar o ensino da Botânica naquela instituição, o Jardim Botânico da Universidade de Lisboa é o maior jardim da sua época em Lisboa, encontrando-se classificado como Monumento Nacional.

Sem comentários: