terça-feira, 16 de junho de 2009

O nosso Bairro: Corallo Cacau e Café

A família Corallo escolheu o nosso bairro para abrir a sua loja de chocolates e cafés. A paixão pela arte do chocolate e do café começou quando ainda viviam no Zaire. Mas devido à degradação da situação política, em 1993 a família teve de abandonar o país acabando por se instalar em São Tomé e Príncipe.

Em 1997, compraram na Ilha do Príncipe a velha e abandonada plantação de Terreiro Velho. No meio da floresta tropical, Claudio Corallo ainda encontrou antigas plantas de cacao, descendentes das primeiras que foram introduzidas pelos portugueses em 1819. Finalmente em 1998 conseguiram comprar a plantação de café Nova Moca na Ilha de S. Tomé. Também esta estava totalmente abandonada. Mesmo assim, ainda foi possível descobrir uma pequena concentração de antigas plantas de café, da variedade Arábica, num local de difícil acesso. Graças à sua localização, tinham escapado aos vários «projectos de modernização» que com o intuito de aumentar a produção de café da ilha, substituiem as velhas plantas por novas variedades, híbridas, mais precoces e produtivas. Curiosamente, muitas destas modernas plantas acabaram por morrer pois não se adaptam... Depois de muitos anos de trabalho a recuperar as duas plantações, a produção voltou ao normal e em Junho de 2008 foi possível abrir uma loja em Lisboa, junto ao Príncipe Real.

E agora só falta mesmo irem até à bonita e simpática loja Claudio Corallo para saborear os seus deliciosos cafés e chocolates! Muitos parabéns família Corallo e feliz 1º aniversário da loja!

CLAUDIO CORALLO
Rua Cecilio da Sousa, 85
Príncipe Real
1200-100 Lisboa

FOTO: frutos da planta do cacao na loja Claudio Corallo

2 comentários:

Anónimo disse...

Não fazia a mínima ideia da existência desta lojinha! Obrigado!

N. Sobral disse...

Para ver a loja:

http://www.youtube.com/watch?v=agj4GlT-D8w&feature=related

É realmente uma loja muito simpática de uma famila muito simpática!

http://www.claudiocorallo.com/