sexta-feira, 13 de março de 2015

O MUHNAC dispõe de uma nova página na net
















«O MUHNAC - Museu Nacional de História Natural e da Ciência/Museus da Universidade de Lisboa dispõe de uma nova página, mais atraente, funcional e fácil de editar.  
A nova página do MUHNAC, em www.museus.ulisboa.pt, entrou na fase de produção na passada sexta-feira, dia 6 de Março, substituindo a antiga.  
Esta nova página Web visa atingir três objetivos: ser mais funcional e eficaz na comunicação com o público e os visitantes do Museu, ser visualmente mais atraente e ser mais fácil e intuitiva de editar, diminuindo as preocupações com a forma no dia a dia e permitindo que se concentrem os esforços nos conteúdos, principalmente nos textos e imagens.  
O antigo endereço (www.mnhnc.ulisboa.pt) encontra-se já a redirecionar para o novo, mas ficará durante algum tempo acessível em old_mnhnc.ulisboa.pt, para facilitar a migração de dados e a consulta de informação antiga.  
A página encontra-se assente numa infraestrutura open source usada por museus de referência, como o Louvre, o Museum of Fine Arts, em Boston, ou o The Metropolitan Museum of Art. No âmbito da História Natural e da Ciência, é igualmente utilizada por museus como o Yale Peabody Museum of Natural History, o Field Museum, o University of Colorado Museum of Natural History, ou o Natural History Museum of Los Angeles County, para dar apenas alguns exemplos.  
Como ponto de partida utilizou-se um tema dirigido a instituições universitárias, aproveitando vários elementos, como o layout gráfico da página de principal e o tipo de conteúdo para as categorias Artigo, Destaque, Evento e Pessoa, mas criando novas categorias (como Coleção, Exposição, Galeria de imagens, Objeto e Unidade), e outros tipos de conteúdo e vistas, adequadas para o Museu.  
A navegação na página pode ser feita através de quatro menus, com diferentes funções e alguma redundância: Menu de Topo, Menu Principal, Menu Rápido, Menu de Rodapé e Menu Inferior. O de Topo destina-se a ser maioritariamente usado pelo público e dá origem a submenus predominantemente gráficos. Ele dá acesso a uma informação completa dirigida aos visitantes e participantes das atividades do Museu, dividida nas categorias de Visita, Exposições, Museu e Coleções, Atividades e Educação.»

Sem comentários: