segunda-feira, 14 de abril de 2014

Visita guiada da LAJB à Torre do Observatório do Instituto Dom Luiz (IDL)‏

Estimada/o associada/o

A Direcção da Liga dos Amigos do Jardim Botânico tem o prazer de informar que se realizará no próximo dia 22 de Abril, Dia Internacional da Terra, a seguinte visita guiada para os seus associados. 

Saudações botânicas,  

A DIRECÇÃO DA LAJB

Visita guiada à Torre do Observatório do Instituto Dom Luiz (IDL)‏

DATA:  22 de Abril - 18H   
LOCAL: Museu Nacional de História Natural e da Ciência (Rua da Escola Politécnica 54, Lisboa)
GUIA DA VISITA: Dr. Pedro Miranda, Director do IDL  
ORGANIZAÇÃO: Liga dos Amigos do Jardim Botânico (LAJB)  
INSCRIÇÃO: Visita limitada a 20 participantes.

Nota 1: É necessário inscrição prévia para amigosdobotanico@gmail.com; TM: 935 587 982 
Nota 2: Encontro no Jardim Botânico, junto da grande Ficus macrophylla

INSTITUTO DOM LUIZ - No dia 24 de Outubro de 2013 passaram 150 anos exatos da inauguração, pelo rei Dom Luís I, do edifício do Observatório do Instituto Dom Luiz, a atual torre meteorológica do edifício da Escola Politécnica ainda em uso. 

O Instituto Dom Luiz (IDL) é um laboratório associado desde 2004. Existe no entanto uma linha contínua desde o momento da criação do velho Observatório Meteorológico da Escola Politécnica, no ano de 1853, até ao presente IDL. Assim, ainda que com nomes variáveis no tempo (Observatório Meteorológico, Instituto Geofísico) o IDL é o herdeiro de uma tradição de investigação sempre dirigida para a análise dos processos físicos da Terra, com um sucesso associado à sua capacidade de adaptação das linhas de investigação ao mudar dos tempos.

No momento atual, o IDL está integrado na estrutura da Universidade de Lisboa (UL), mas os seus investigadores estão afiliados em seis universidades portuguesas. Na UL o IDL contribui para o ensino pré e pós graduado em Meteorologia, Geofísica, Oceanografia Física, Engenharia Geográfica, Engenharia da Energia e Ambiente e Geologia. [...]  

Nos últimos anos o IDL tem vindo progressivamente a evoluir para um grupo de investigação mais abrangente, do sistema Terra. Temas de investigação muito ativos incluem a mudança climática, os riscos naturais, os recursos terrestres e oceânicos, ou as energias renováveis. Fiel à história do mais antigo grupo de investigação nacional em Geociências, o IDL entra nos 160 anos com o objetivo de continuar a centrar em Portugal um dos grupos relevantes nesta área do conhecimento.

https://www.fc.ul.pt/pt/noticia/31-10-2013/heran%C3%A7a-do-idl
www.idl.ul.pt/pmiranda.htm

Foto: A Classe do Jardim Botânico, com vista de parte da Torre do Observatório do Instituto Dom Luiz. Foto de Mário Novais, circa 1900, Arquivo Fotográfico Municipal.

Sem comentários: