quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Centenário da UL: 100 LIÇÕES

As Cem Lições, integradas na celebração do Centenário, serão dadas por cem antigos alunos da Universidade de Lisboa. O tópico da lição é de livre escolha de quem a profere. É talvez natural que a experiência universitária e o seu prolongamento, eufórico ou menos eufórico, na vida desses antigos alunos possam ser objecto das suas lições. É igualmente natural que as actividades profissionais ou áreas disciplinares a que, com reconhecido brilho, se dedicaram nas suas vidas, nelas sejam objecto de análise. A Universidade acolhe com júbilo o seu regresso.

PROGRAMAÇÃO 2 e 4 FEVEREIRO

Lição 12 - QUA. 2 Fevereiro
Rui Sanches

Pintor e escultor. N. Lisboa, 1954.
Antigo aluno da F. Medicina da UL, donde saiu para estudar sucessivamente no Ar.Co (Lisboa), no Goldsmiths' College (Londres) e na Univ. Yale. Dirige o Dep. Escultura do Ar.Co. Vive e trabalha em Lisboa.

Lição 13 - QUA. 2 Fevereiro
Lídia Jorge

Tema: Escrita como Experiência. Escritora. N. Boliqueime, 1946. Antiga aluna de Filologia Românica na F. Letras da UL. Viveu em Angola e Moçambique no final do período colonial. A Costa dos Murmúrios (1988) é um dos mais conhecidos de dezena e meia de livros, editados em várias línguas. Recebeu vários prémios em Portugal e no estrangeiro.

Lição 14 - Qui. 3 Fevereiro
Pedro Mário Soares Martinez

Tema: A Economia e o Homem. Professor universitário. N. Lisboa, 1925. Antigo aluno da Faculdade de Direito da UL, onde se doutorou e foi Professor Catedrático (1958) de C. Político-Económicas. Dirigiu a FDUL de 1971 a 1974. Foi Procurador à Câmara Corporativa e Ministro da Saúde e Assistência (1962-1963).

Lição 15 - Qui. 3 Fevereiro
João Seabra

Tema: No centenário da Lei da Separação. Igreja e Estado nos alvores do séc. XX. Padre católico. N. 1949. Antigo aluno da Faculdade de Direito da UL. Estudou Teologia na U. Católica Portuguesa e Direito Canónico na U. Pontifícia de Salamanca. Foi Capelão na UCP e Prior de Santos-o-Velho. Colabora actualmente com as paróquias do Chiado. Ciclo de Palestras “Ciência em Português”

Lição 16 - SEX. 4 Fevereiro
Tjerk Hagemeijer

Investigador do Centro de Linguística da FLUL: “Línguas, genes, e história: a crioulização no Golfo da Guiné” com a presença da Prof. Isabel Castro Henriques do Departamento de História da Faculdade de Letras da UL.

Sem comentários: