quinta-feira, 18 de março de 2010

Limpar Portugal: é já no sábado!

Sábado é dia de limpeza.

O Presidente da República, Cavaco Silva, a ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, e ainda militares de dois regimentos do Exército Português contam-se entre milhares de voluntários que, no próximo sábado, dia 20, apoiam a iniciativa ‘Limpar Portugal’, espécie de bola de neve de participação cívica em torno de um objectivo ambiental. Já são muitos os inscritos para a limpeza, e espera-se que o número ascenda a cem mil.

Estão identificadas mais de 11 mil lixeiras um pouco por todo o País, com preponderância no Norte. O registo das lixeiras, acompanhado da descrição sumária, pode ser feito na internet por qualquer um que se depare, por exemplo, com um amontado de pneus à beira de uma estrada ou entulho depositado numa clareira.

Inicialmente, o projecto ‘Limpar Portugal’, que reproduz uma iniciativa desenvolvida na Estónia em 2002, só englobava áreas florestais, mas rapidamente se estendeu às vilas e cidades. Uma obra de simples cidadãos, esta acção conta já com o envolvimento de quase 200 câmaras municipais, bem como de empresas e de diversas associações. Não é porém fácil precisar o número de inscritos. 'Temos inscrições de agrupamentos de escuteiros, juntas de freguesia, escolas, há várias em nome colectivo', justifica Paulo Torres, um dos coordenadores da iniciativa, que também arregaça as mangas para ‘Limpar Portugal’ já no próximo sábado.

UM DIA PARA LIMPAR PORTUGAL

Quantas lixeiras? Onze mil lixeiras referenciadas (valore aproximado)

Onde ficam as lixeiras?

Região Norte (de Coimbra para cima) – 6000 lixeiras – 54,5%

Região Centro (entre Coimbra e Alcácer do Sal) – 4000 lixeiras - 36,3%

Região Sul – 1000 - 9,1%

O que acontece ao lixo que for recolhido? Depois de separado, será distribuído pelas entidades de recolha e valorização de resíduos.

Quantas pessoas estão inscritas? Mais de 70 mil

Inscritos ilustres: Cavaco Silva e Dulce Pássaro

Câmaras envolvidas: 190

Exército

Exército português mobiliza o Regimento de Infantaria 14, de Viseu, para limpeza das serras naquela região, e o Regimento de Infantaria 3, de Beja, onde os militares vão plantar árvores em zonas afectadas pelo incêndios

Quanto tempo demoram a decompor-se na natureza?

Uma folha de papel – três a seis meses
Uma blusa de algodão – seis meses a um ano
Meias de nylon – 30 anos
Uma beata – cinco anos
Uma pastilha elástica - 13 anos
Uma lata de refrigerante de alumínio – 80 anos
Um pedaço de plástico - 100 anos
Um saco de plástico do supermercado – 450 anos
Uma garrafa de vidro - 1 milhão de anos
Um pneu – tempo indeterminado

Produção de lixo em Portugal

Cada português, produz, em média, 472 quilos de lixo por dia. Se todo este lixo fosse colocado num estádio de futebol, a altura da pilha atingiria 1300 metros. Todo este lixo é suficiente para encher 17 mil piscinas olímpicas (in «Correio da Manhã»).

Foto: Monsaraz

Sem comentários: