sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Task Force on College and University Collections

Foi recentemente criada uma plataforma associativa internacional (género PP-CULT, mas mundial), com o objectivo de sensibilizar as pessoas para a importância do património universitário, particularmente nos Estados Unidos cujos museus têm sido fortemente ameaçados devido à crise financeira.

Porém, como sabem, o problema vem de muito longe e não afecta apenas os EU - as colecções, museus, jardins botânicos e herbários das universidades europeias estão hoje mais vulneráveis do que nunca e uma percentagem muito significativa do que existia nos anos 80 já desapareceu, silenciosa e irreversivelmente.

A criação da plataforma - que se chama Task Force on College and University Collections - parte da Association of College & University Museums & Galleries (ACUMG) e integra a American Association of Museums (AAM), o Comité Internacional do ICOM para os Museus e Colecções Universitárias (UMAC), a Association of Art Museum Directors e a College Art Association,entre outras.

A primeira iniciativa dessa plataforma é uma petição intitulada 'We Believe. Great Universities have Great Museums', que se encontra disponível para subscrição em: http://www.acumg.org/

Marta Lourenço

FOTO: Museu Nacional de História Natural de Nova Iorque.

Sem comentários: