quarta-feira, 6 de maio de 2009

Exposição na BN: «Estrelas de Papel»

A exposição «Estrelas de Papel: Livros de Astronomia dos séculos XIV ao XVIII» inaugurou no passado dia 29 de Abril na Biblioteca Nacional de Portugal. Estará aberta ao público até 31 de Julho.

Trata-se de mais uma exposição apresentada pela BN e comissariada por Henrique Leitão, do Centro Interuniversitário de História das Ciências e Tecnologia. Apresenta um conjunto excepcional de obras de astronomia só muito raramente expostos ao público: manuscritos medievais, os célebres livros de Copérnico, Galileu, Kepler e Newton, grandiosos atlas celestes dos séculos XVII eXVIII, e obras fundamentais da astronomia portuguesa (de Pedro Nunes, Manuel Bocarro, Castro Sarmento, Eusébio da Veiga, Monteiro da Rocha, etc.).

A exposição apresenta também dois instrumentos do Museu de Ciência da Universidade de Lisboa que nunca foram expostos: um telescópio do séculoXVIII construído por Thomas Nairne & Edward Blunt, proveniente da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e um extraordinário quadrante construído em Lovaina em 1573.

A Exposição «Estrelas de Papel» está integrada nas Comemorações de 2009: Ano Internacional da Astronomia.

Mais informações no site do CIUHCT: http://chcul.fc.ul.pt/

e no site da BNP: www.bnportugal.pt

Sem comentários: