terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Estimados associadas/os
 
No passado dia 26 de Novembro de 2016 teve lugar a Assembleia Geral Eleitoral, para a eleição dos novos corpos sociais da Liga dos Amigos do Jardim Botânico de Lisboa.
 
A Lista A, a única a concorrer às eleições e presidida pelo Arquitecto Paisagista Júlio Moreira, foi eleita por unanimidade.

A nova Direcção entrará em funções a partir de Janeiro de 2017.

Saudações Botânicas da Direcção cessante da LAJBL

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Mais uma palmeira morta no Jardim Botânico: Brahea armata

















Mais uma palmeira morta pelo escaravelho-vermelho. Este exemplar era uma Brahea armata e estava na Classe, junto das estufas. Até à presente data o Jardim Botânico já perdeu 10 exemplares de palmeiras.

Mesmo atrás desta palmeira morta vemos uma grua de mais uma obra de demolição integral de interiores de um imóvel do séc. XIX - esta obra vai impermeabilizar uma grande parte do logradouro que confina directamente com a cerca do Jardim Botânico. A LAJB consultou o projecto e verificámos que o pedido que o proprietário fez à CML para avançar com o edifício sobre a área do jardim foi aprovada. Justificação? Para caberem mais uns carros na garagem... Este imóvel está localizado na Rua Nova de S. Mamede 62 a 68.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

VILLA SASSETTI: canaletos restaurados





Os jardins da antiga Villa Sassetti em Sintra foram restaurados e já estão abertos ao público. A entrada é gratuita até terminarem as obras de restauro dos interiores desta antiga casa de veraneio implantada em plena Serra de Sintra. Ao olharmos para a forma cuidada como foram reabilitados os jardins e os canaletos artificiais não podíamos deixar de pensar nas obras descuidadas (para além de ilegais e seguidas de abandono) a que foram sujeitos os canaletos e lagos do séc. XIX no Jardim Botânico ainda há bem poucos anos. Resta esperar que desta vez, no âmbito do Orçamento Participativo, os canaletos sejam intervencionados segundo os padrões de restauro que os Monumentos Nacionais exigem. Para que a água corra de novo nos canaletos do Jardim Botânico de Lisboa.